Ranger Black: saiba como é a picape média mais barata da Ford
Desde o lançamento, veículo já subiu o preço em quase R$ 20 mil
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Nova Ford Ranger Black • Rodrigo Barros/CNN
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Ranger Black é a variante de entrada da picape • Rodrigo Barros/CNN
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Interior tem painel digital e multimídia com pareamento sem fio • Rodrigo Barros/CNN
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Interior conta com bancos que mesclam couro e tecido • Rodrigo Barros/CNN
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Passageiros da segunda fileira contam com saída de ar-condicionado • Rodrigo Barros/CNN
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Inscrição ‘Black’ também aparece nos bancos dianteiros • Rodrigo Barros/CNN
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Botões do controle de tração e modos de condução • Rodrigo Barros/CNN
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Consumo médio na estrada com a Ranger Black • Rodrigo Barros/CNN
A Ford Ranger Black é a porta de entrada para o mundo das picapes médias da montadora americana. Em seu lançamento, a caminhonete iniciou a comercialização por R$ 219.990. Contudo, passados alguns meses, esse valor ficou para trás: hoje a comercial leve já subiu quase R$ 20 mil, chegando a R$ 238,9 mil.
A reportagem da CNN testou a Ranger Black por uma semana no ciclo urbano e rodoviário. Foram mais de 500 quilômetros percorridos ao longo do período.
Segundo os números de avaliação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a picape de entrada da Ford tem consumo médio de 10,1 km/l na cidade. Rodando no trajeto urbano, porém, as médias ficaram um pouco abaixo dos números oficiais, entre 9,0 km/l a 9,5 km/l.
Na estrada, contudo, o resultado foi superior. Em um percurso rodoviário de 257 quilômetros, a comercial leve marcava 13,4 km/l de diesel, no painel de instrumentos digital.
Acima da variante Black, é a Ranger XL que ocupa a posição, e já tem preço de R$ 256,5 mil. Entretanto, enquanto a Black tem câmbio automático de seis velocidades, a configuração XL tem câmbio manual.

A lacuna de R$ 17,6 mil entre as configurações, contudo, só compensa para quem precisa de uma tração 4×4. Uma vez que a Ranger Black oferece mais conforto a bordo e mais equipamentos de comodidade e tecnologia.
Porém, a versão avaliada perde em capacidade de carga. São 1.005 kg na Black contra 1.071 na XT manual. No reboque, entretanto, a Black ganha e pode puxar 3.100 kg, enquanto na XL são 2.930 kg.
Por outro lado, a picape de entrada já vem com faróis Full LED, enquanto a XL só conta com luzes halógenas.
Além disso, a Ranger Black também tem outros itens inexistente na versão XL, como rodas aro 18 (na XL é de 16), seis alto-falantes (dois a mais que a XL), quatro entradas USB (duas a mais que a XL), partida remota com acionado com ar-condicionado, carregador por indução e mais.
Comparando as versões, com exceção da transmissão, a mecânica é a mesma. O motor é um 2.0 turbodiesel de 170 cv e 41,2 kgfm de torque.
Dimensões
- Comprimento: 5370 mm;
- Altura: 1884 mm;
- Largura (com espelhos): 2208 mm;
- Entre-eixos: 3270 mm;
- Capacidade de carga: 1.005 kg;
- Peso em ordem de marcha: 2.095 kg;
- Tanque: 80L.
Nova geração deu certo?
A picape mudou de geração no Brasil em meados de 2023 e parece que a receita deu certo. Em 2022, antes da atualização, a comercial leve emplacou 14 mil unidades e foi a quarta picape média mais vendida no país.

Já em 2024, os números saltaram para 31 mil emplacamentos e ela se tornou a vice-líder. Em razão do sucesso de vendas, em outubro do ano passado, a Ford resolveu trazer a versão de entrada, Black, com preço mais acessível e mais tecnologia a bordo.