Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ram Classic se despede do Brasil com versão limitada a 100 unidades

    Modelo, que sai de linha após 16 anos de produção, é quarta geração da 1500 e é a picape grande mais barata do Brasil

    João Vitor Ferreiracolaboração para a CNN

    A Ram Classic está saindo de linha no Brasil, como já aconteceu em outros países, incluindo o Canadá. Mas antes de dizer adeus, uma série especial de despedida e com apelo esportivo está sendo lançada para marcar o legado da picape grande mais barata do país.

    A novidade já era esperada, já que a Classic é, na verdade, uma atualização da Ram 1500 da geração passada, lançada há 16 anos. Após a apresentação da quinta e atual geração, a montadora decidiu mantê-la à venda como uma alternativa mais barata às rivais nos Estados Unidos.

    A estratégia deu certo, e a Ram seguiu o mesmo caminho também aqui no Brasil. Em 2022, a Classic chegou – para coexistir com a 1500 atual – vendida por um preço de R$ 349.990, que, na época, era menos do que a Toyota cobrava pela Hilux GR-S, uma das versões topo de linha da picape média japonesa.

    A nova edição limitada, batizada de R/T (Road/Track), reflete o mesmo DNA esportivo da Rampage topo de linha, com quem divide o ‘sobrenome’. A sigla remete à década de 1960 e era usada nos modelos Dodge de maior desempenho.

    Anos mais tarde, em 2000, a designação chegou ao Brasil com a Dodge Dakota R/T, equipada com motor V8 Magnum 5.2 de 232 cv, que foi o carro mais potente do país na época.

    De especial, e nova versão da Ram Classic apresenta detalhes exclusivos, como a grade em forma de cruz, um estilo clássico usado desde a segunda geração da 1500. No centro da grelha, ao invés do nome ‘Ram’, há uma cabeça de carneiro, símbolo da marca.

    A picape tem adesivos com o nome da versão, além de um outro em preto fosco no centro do capô, que contrasta com a carroceria, que poderá ser vermelha ou preta. Para finalizar, há ainda rodas de 20″ e uma saída de escape dupla.

    Na cabine, a série especial recebe uma placa de identificação no porta-luvas e novas soleiras de aço inoxidável. Uma central multimídia Uconnect de 8,4 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay e navegação embarcada, som premium Alpine de 10 alto-falantes e 506 watts de potência, bancos dianteiros aquecidos e ventilados com comandos elétricos e bancos traseiros rebatíveis completam a lista de equipamentos da Classic R/T.

    Na motorização, não há mudanças. A Classic R/T segue equipada com o V8 HEMI de 400 cv e 5.7 de 400 cv e 56,69 kgfm. O motor conta com a tecnologia MDS, que desativa quatro dos oito cilindros para reduzir o consumo, e está acoplado ao câmbio automático de oito marchas e tração 4X4 com reduzida. Esse é exatamente o mesmo conjunto da 1500 atual.

    Serão apenas 100 unidades disponíveis, 50 na cor vermelha e 50 pretas, cada uma custando R$ 350.990. As vendas começarão às 10h do dia 4 de julho. As demais versões (Laramie e Laramie Night Edition) permanecerão à venda até durarem os estoques.