Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Porsche 911 híbrido terá tecnologia da F1 e será revelado ainda em 2024

    Segundo especulações, modelo será híbrido convencional com trem de força elétrico desenvolvido em parceria com a Rimac

    João Vitor Ferreiracolaboração para a CNN

    A eletrificação chegará ainda neste ano para o mais icônico modelo da Porsche. De acordo com Oliver Blume, CEO da montadora, o 911 híbrido será revelado no segundo semestre deste ano, com algumas novidades visuais e um trem de força híbrido inspirado no automobilismo.

    Até agora, não existem muitas confirmações de como será o carro. O máximo que sabemos é que ele terá algumas alterações no visual, recebendo novas entradas de ar no para-choque dianteiro, novos faróis e uma luz traseira em forma de barra.

    Quanto à parte mais importante, a motorização, a Porsche ainda prefere manter segredo. Mas o CEO afirma que as novidades vêm diretamente das pistas de corrida. “Mais uma vez, estamos implantando tecnologia em modelos de produção em série que derivam do mundo do automobilismo. E nossos clientes podem esperar mais inovações tecnológicas nessa mesma linha”, disse Blume.

    Porsche 911 hybrid
    911 Hybrid sendo testado em 2021 / Reprodução/Auto Drive

    Embora as mudanças sejam profundas, em uma coisa a montadora não deverá mexer: o motor traseiro de seis cilindros, que já é uma marca registrada do 911. Com isso, o mais provável é que o motor elétrico seja colocado na frente, diretamente no eixo dianteiro.

    Porsche 911 hybrid
    Segundo especulações, primeiro 911 híbrido está sendo desenvolvido em parceria com a Rimac / Reprodução/Auto Drive

    Além disso, a bateria não deverá ser muito grande, sendo mais responsável por diminuir e melhorar a distribuição de peso do carro. Logo, não espere que o 911 híbrido seja um plug-in, mas sim um híbrido convencional, onde a bateria é recarregada pelo próprio motor a combustão e pela frenagem regenerativa.

    Porsche 911 hybrid
    O mais provável é que o esportivo seja um híbrido convencional / Reprodução/Auto Drive

    Outra especulação é que para desenvolver o sistema elétrico, a Porsche esteja trabalhando com a Rimac, cujo a qual tem 45% dos direitos. De acordo com fontes ouvidas pela Car Magazine, as montadoras desenvolveram o sistema elétrico de 400 volts baseado na tecnologia KERS, utilizada nos carros da Fórmula 1.

    Recentemente, a Porsche já mostrou o que é capaz de fazer quando o assunto é eletrificação. Há poucas semanas, ela revelou o novo Taycan Turbo GT que, apesar do nome, é puramente elétrico e é o modelo de produção em massa mais potente da história da montadora. São 1.093 cv gerados por dois motores elétricos e graças a eles o modelo quebrou o recorde de volta no tradicional circuito de Nürburgring Nordschleife, na Alemanha.

    Taycan Turbo GT
    Porsche Taycan Turbo GT/ Divulgação/Porsche

    Além do 911 híbrido, a Porsche também prepara o lançamento de vários modelos para 2024, entre eles o novo Panamera, Macan e o já citado Taycan Turbo GT.

    Tópicos