Porsche 911 híbrido terá tecnologia da F1 e será revelado ainda em 2024
Segundo especulações, modelo será híbrido convencional com trem de força elétrico desenvolvido em parceria com a Rimac
A eletrificação chegará ainda neste ano para o mais icônico modelo da Porsche. De acordo com Oliver Blume, CEO da montadora, o 911 híbrido será revelado no segundo semestre deste ano, com algumas novidades visuais e um trem de força híbrido inspirado no automobilismo.
Até agora, não existem muitas confirmações de como será o carro. O máximo que sabemos é que ele terá algumas alterações no visual, recebendo novas entradas de ar no para-choque dianteiro, novos faróis e uma luz traseira em forma de barra.
Quanto à parte mais importante, a motorização, a Porsche ainda prefere manter segredo. Mas o CEO afirma que as novidades vêm diretamente das pistas de corrida. “Mais uma vez, estamos implantando tecnologia em modelos de produção em série que derivam do mundo do automobilismo. E nossos clientes podem esperar mais inovações tecnológicas nessa mesma linha”, disse Blume.
Embora as mudanças sejam profundas, em uma coisa a montadora não deverá mexer: o motor traseiro de seis cilindros, que já é uma marca registrada do 911. Com isso, o mais provável é que o motor elétrico seja colocado na frente, diretamente no eixo dianteiro.
Além disso, a bateria não deverá ser muito grande, sendo mais responsável por diminuir e melhorar a distribuição de peso do carro. Logo, não espere que o 911 híbrido seja um plug-in, mas sim um híbrido convencional, onde a bateria é recarregada pelo próprio motor a combustão e pela frenagem regenerativa.
Outra especulação é que para desenvolver o sistema elétrico, a Porsche esteja trabalhando com a Rimac, cujo a qual tem 45% dos direitos. De acordo com fontes ouvidas pela Car Magazine, as montadoras desenvolveram o sistema elétrico de 400 volts baseado na tecnologia KERS, utilizada nos carros da Fórmula 1.
Recentemente, a Porsche já mostrou o que é capaz de fazer quando o assunto é eletrificação. Há poucas semanas, ela revelou o novo Taycan Turbo GT que, apesar do nome, é puramente elétrico e é o modelo de produção em massa mais potente da história da montadora. São 1.093 cv gerados por dois motores elétricos e graças a eles o modelo quebrou o recorde de volta no tradicional circuito de Nürburgring Nordschleife, na Alemanha.
Além do 911 híbrido, a Porsche também prepara o lançamento de vários modelos para 2024, entre eles o novo Panamera, Macan e o já citado Taycan Turbo GT.