Peugeot lança e-2008 GT mais caro que Volvo elétrico
SUV elétrico ficou mais potente e com maior autonomia. Peugeot E-2008 GT tem design renovado
A Peugeot inicia as vendas no Brasil do E-2008 GT, a versão elétrica de seu SUV compacto. Se no caso do 2008 a marca tem registrado um aumento na procura de clientes, inclusive com fila de espera do carro, a versão elétrica não deverá contar com o mesmo apelo, a julgar pelo preço. A Peugeot tabelou o carro a R$ 269.990, valor superior a concorrentes como BYD Yuan Plus e mesmo o Volvo EX30, um carro de marca de luxo. A despeito disso, o E-2008 GT traz melhorias significativas em potência, autonomia e tecnologia.
O E-2008 GT inaugura a nova geração do modelo 2008 no Brasil, sendo o primeiro a ostentar o novo logotipo da Peugeot. A grade frontal “bodycolor” e o design característico das três garras verticais integradas aos faróis full LED reforçam a identidade visual da marca, inspirada no universo dos felinos. A traseira do SUV segue a mesma linha de design, com lanternas em LED, luzes de ré e piscas também nesse padrão, além do monograma que destaca sua versão 100% elétrica.
Em termos de desempenho, o E-2008 recebeu uma atualização em seu motor. A potência passou de 136 cv para 158 cv, um aumento de 15%, mantendo o torque em 260 Nm. Além disso, a capacidade da bateria foi ampliada para 54 kWh, proporcionando uma autonomia de até 261 km, segundo o padrão do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).
O sistema de carregamento também foi aprimorado, com um carregador de 11 kW, que possibilita uma recarga rápida de 80% da bateria em 30 minutos, quando conectado a estações de 100 kW.
Com dimensões compactas, o E-2008 mantém seu perfil urbano, medindo 4,30 metros de comprimento, 1,987 metros de largura e 1,55 metros de altura, com uma distância entre eixos de 2,60 metros. O porta-malas oferece uma capacidade de 434 litros, atendendo às necessidades práticas do dia a dia.
No interior, o E-2008 traz o já conhecido Peugeot i-Cockpit, que se destaca pelo volante compacto revestido em couro com costura verde. O painel de instrumentos digital de dez polegadas é personalizável, permitindo ao condutor ajustar as informações conforme suas preferências. Além disso, o sistema de entretenimento Peugeot i-Connect integra uma tela touchscreen de 10,3 polegadas, agora com alta definição. O carregador de smartphone por indução também foi atualizado para 15 W, proporcionando uma recarga mais rápida e eficiente.
O modelo oferece ainda o pacote Driver Assist, um conjunto de tecnologias voltadas para a segurança e comodidade do motorista. Entre os destaques, estão o alerta de ponto cego, o sistema de frenagem automática de emergência, o reconhecimento de placas de trânsito, o detector de fadiga e o piloto automático adaptativo. O sistema de câmeras Visio Park 360°, com câmeras dianteira e traseira, oferece imagens em alta definição, facilitando manobras e o estacionamento do veículo.
Um dos atrativos do E-2008 é o teto solar panorâmico, que amplia a sensação de espaço no interior do veículo, aliado à iluminação em LED personalizável, que adiciona um toque de sofisticação. O modelo será oferecido em seis opções de cores: Preto Perla Nera, Cinza Selenium, Cinza Artense, Branco Okenite, Azul Vertigo e Vermelho Elixir, todas metálicas ou perolizadas, oferecendo uma variedade para atender diferentes gostos dos consumidores.
O lançamento do E-2008 GT no Brasil faz parte da estratégia da Peugeot para competir no segmento de SUVs elétricos, que vem ganhando espaço no mercado nacional. Com parte desse plano, a montadora decidiu não vender mais o e-208 GT 100% elétrico. No entanto, o valor de R$ 270 mil não deverá atrair muitos clientes.
Por R$ 249.950, por exemplo, o consumidor pode comprar um Volvo EX30 Core Extended Range. Nessa configuração, o SUV elétrico sueco tem 338 km de autonomia e motor traseiro com 272 cavalos e faz de 0 a 100 em apenas 5,7s.
Volvo lança elétrico luxuoso EX90 em atualização do híbrido XC90