Peugeot 5008: nova geração do SUV é revelada na Europa
Terceira fase do modelo fica mais moderna e com opção 100% elétrica; preços ainda não foram oficialmente divulgados
A Peugeot revelou na Europa a terceira geração do 5008, um SUV de sete lugares que se destaca por sua versatilidade, eletrificação e design moderno. O modelo é uma versão de três fileiras do 3008 e segue o desenho externo e interno revelado anteriormente. O carro utiliza ao máximo a nova plataforma STLA Medium e deverá voltar ao Brasil no próximo ano.
O design do novo 5008 segue a nova identidade visual da Peugeot, com linhas fluidas e elegantes na dianteira e um visual mais robusto e quadrado na traseira. Tanto o 5008 como o 3008 apresentam nova linguagem da marca do Leão que será implementada nos próximos produtos, incluindo o 208 reestilizado que deve despontar ainda neste ano.
O novo 5008 cresceu em todos os sentidos, com um comprimento total de 4,79 metros, 25 cm a mais que o 3008. Essa expansão se traduz em um interior ainda mais espaçoso, especialmente para a terceira fila de bancos. O porta-malas também acompanhou o crescimento, com capacidade para 748 litros com cinco lugares, um aumento de 47 litros em relação ao modelo anterior.
A gama de motorizações do novo 5008 é composta por cinco opções. A começar pela versão híbrida-leve de 136 cv, que combina um motor 1.2 PureTech com um sistema de 48 volts para oferecer economia e desempenho. Para quem busca mais potência, a opção híbrida plug-tin de 195 cv combina um motor 1.6 PureTech com uma bateria de 17,9 kWh, permitindo uma autonomia elétrica de 80 km.
Mas o destaque fica por conta das três versões 100% elétricas, que oferecem diferentes opções de potência e autonomia. A versão de entrada oferece 210 cv e autonomia de 502 km no ciclo europeu, enquanto a versão mais potente conta com 320 cv e autonomia de 500 km. Há uma configuração voltada para máximo de alcance, com 230 cv e 660 km de autonomia com uma única carga.
O novo 5008 vem equipado com o mais recente da tecnologia Peugeot, incluindo o i-Cockpit, um painel de instrumentos digital personalizável, e o sistema de infotainment Peugeot Connect, com tela sensível ao toque e compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay.
O SUV também oferece uma série de recursos de segurança e assistência ao condutor, como frenagem automática de emergência, alerta de colisão frontal e assistente de permanência em faixa.
Os preços do novo Peugeot 5008 ainda não foram oficialmente divulgados, mas especula-se que a versão de entrada com motor PureTech 130 deva partir de 40 mil euros (cerca de R$ 180 mil na conversão direta).
Já a versão PureTech 180 deve ter um preço inicial de 45 mil euros (cerca de R$ 200mil). As versões eletrificadas devem ter preços mais altos, com a versão de entrada partindo de 46,9 mil euros (cerca de R$ 210 mil). A abertura das vendas está prevista para junho na Europa.
Ainda não há confirmação de quando chega ao Brasil, mas o modelo tem grandes chances de voltar ao mercado nacional, uma vez que a Stellantis anunciou R$ 30 bilhões em novos produtos no país.