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    Peugeot 208 conversível: conheça o protótipo que nunca ganhou vida

    Projeto da montadora recebeu o nome de A97 e foi feito cinco anos antes do Peugeot 208 estrear no mercado

    João Vitor Ferreiracolaboração para a CNN

    As gerações anteriores do Peugeot 200 tem algo que o atual 208 não tem: uma versão conversível. A geração atual da tradicional família de hatches francesa fugiu completamente da regra, mas existe um protótipo perdido, que a montadora revelou ao mundo 17 anos após a sua criação.

    O protótipo do Peugeot 208 conversível foi feito lá em 2007, cinco anos antes do hatchback chegar ao mercado. Na época, ele recebeu o nome de projeto “A97” e agora pode ser visitado por qualquer um no Musée De L’Aventure Peugeot, em Sochaux, na França.

    O conversível compartilhava boa parte da carroceria do hatch de duas portas. Desse modo, era possível reduzir custos no desenvolvimento e produção. Como diferencial, ele trazia uma tampa do porta-malas redesenhado e um para-choque traseiro totalmente novo.

    Mas o seu maior diferencial estava na capota. Diferente dos antecessores 207 cc e 206 cc, o protótipo do 208 tinha um teto retrátil de lona, enquanto os outros dois tinham teto rígido.

    Além de dar um aspecto mais vintage ao carro, a capota de tecido permitiu manter as características de hatch, enquanto os outros dois ganharam um aspecto de cupê. Foi possível também dar mais espaço para a cabeça e para as pernas dos passageiros do banco traseiro.

    O projeto da capota foi feito pela empresa austríaca Magna Steyr, a mesma que desenvolveu o cupê esportivo Peugeot RCZ. Apesar de ser de lona, o teto tinha embutido uma janela de vidro e uma terceira luz de freio, enquanto a cor vermelha foi escolhida para combinar com o couro do interior.

    Peugeot 208 conversível
    Cor vermelha da capota foi escolhida para combinar com o interior / Divulgação/Peugeot

    A PSA — que agora faz parte da Stellantisdecidiu abandonar o projeto em 2011 para priorizar outro hatch conversível. Na época, o grupo optou por priorizar o desenvolvimento do Citröen DS3 Cabrio, que estreou em 2012 e, em comparação com o protótipo do 208 conversível, tinha pilares fixos e cobertura de lona bem menor.

    Em outras palavras, o DS3 Cabrio tinha um custo de desenvolvimento bem menor. De acordo com fontes internas ouvidas pelo site Carscoops, o conversível da Citröen teve um investimento de 50 milhões de euros, quantia quatro vezes menor do que o 208 conversível teria.

    Levando em consideração que conversíveis urbanos não têm números de venda muito significativos, isso é uma diferença gigantesca.

    Quem quiser conferir esse e outros protótipos da Peugeot, como um RCZ conversível, terá que se deslocar até o museu da montadora em Sochaux. A exposição Peugeot’s Style & Design ficará aberta para visitantes até 22 de setembro.

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