Novos sistemas do Google para carros terão navegador e até jogos
Empresa promete novos aplicativos em breve no Android Auto e opções de streaming e compartilhamento de tela em serviços integrados
O Google anunciou uma série de novidades para os seus sistemas de multimídia voltados para carros. O Android Auto e os serviços integrados da empresa nos veículos receberão nos próximos meses novas funcionalidades e aplicativos, que permitirão aos usuários reproduzir vídeos e até jogar nas telas dos automóveis.
Embora sejam da mesma empresa, os dois sistemas são um pouco diferentes. O Android Auto funciona como um espelhamento entre o smartphone e a tela multimídia, enquanto o Google Integrado é o sistema operacional do Google — também chamado de Android Automotive — para carros. Nesta segunda opção, o usuário só precisa logar com sua conta e terá acesso a diversos aplicativos.
Entre as novidades, a primeira delas é que o aplicativo Uber Driver agora está disponível para o Android Auto. Isso oferece mais comodidade e segurança aos motoristas, que podem aceitar viagens e gerenciar o aplicativo diretamente na tela do carro.
Novos aplicativos de vídeo também estão chegando ao Android Auto, além de jogos e navegadores. A ideia por trás disso é deixar o sistema mais imersivo e parecido com o Google integrado.
Já aplicativos meteorológicos e de comunicação por mensagem e VoIP (voice over IP) estão em fase beta de migração para os carros. Atualmente, quem usa o Android Auto pode ditar mensagens e enviá-las pelo WhatsApp, por exemplo, mas, com a atualização, é bem provável que o recurso de chamadas pelo aplicativo também fique disponível.
No caso do sistema integrado, o Google agora oferece novos aplicativos como o famoso jogo Angry Birds e os streamings Max e Peacock. O sistema também começará a migração de aplicativos de comunicação e VoIP em breve, enquanto jogos, vídeos e meteorologia estão entrando em fase beta.
Outra novidade para o sistema é que agora será possível transmitir o que o usuário está assistindo no celular diretamente para a tela do carro por meio do Google Cast, mas somente quando o carro estiver estacionado. A funcionalidade é semelhante à que existe em TVs atuais e chegará primeiro à picape Rivian R1T.
Atualmente, o Google estima que 200 milhões de carros utilizam o Android Auto em todo o mundo e cerca de 40 modelos, incluindo o Nissan Rogue, Renault 5, Acura ZDX e Ford Explorer utilizam o sistema Google integrado.