Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Novo ID.7 Tourer GTX é perua mais potente da história da Volkswagen

    Com dois motores e 340 cv, modelo elétrico tem potência suficiente para desbancar até Golf R, além da oferta de espaço e conforto

    João Vitor Ferreira

    [cnn_galeria template_part='highlight' active='' id_galeria='6654932' html_id_prefix='featured_' ]

    O Volkswagen ID.7 vai seguir o caminho do ID.3 e também ganhará a sua própria versão GTX. Mas se engana quem acha que estamos falando do sedã. Na verdade, quem passou pela transformação foi a perua lançada há cerca de um mês.

    O ID.7 Tourer GTX repete bastante da fórmula do ID.3 GTX. Ou seja, apresenta mudanças visuais, mas bem discretas. No caso da perua esportiva, ela ganha um novo desenho de favo de mel para as aberturas do para-choque, além de iluminação de LED na parte inferior dianteira.

    Mas a principal diferença entre os novos modelos GTX é a motorização. A nova versão do ID.7 Tourer é a perua mais potente da história da Volkswagen, desbancando até o Golf R 20 Years de 320 cv, a variante mais poderosa já feita do hot hatch.

    Graças aos seus dois motores, um em cada eixo, o ID.7 Tourer GTX tem tração integral e todos os 340 cv de potência são distribuídos com a ajuda de bloqueios eletrônicos de diferencial.

    A montadora ainda não revelou nenhum número de desempenho, mas a expectativa é de que o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h seja menor que os 6,5 segundos da versão padrão com tração traseira e 286 cv.

    O trem de força é alimentado por uma bateria maior que a de 77 kWh da perua padrão. A GTX tem um pack de 86 kWh, que pode ser carregada (de 10% a 80%) em carregadores ultrarrápidos de 200 kW em apenas 30 minutos.

    O alcance máximo não foi divulgado pela VW, mas é provável que seja inferior aos 286 km do ID.7 Tourer básico – afinal, a versão esportiva é mais potente.

    Volkswagen ID.7 GTX
    Volkswagen ID.7 GTX / Divulgação/Volkswagen

    Como é de se esperar, o nome do modelo dá lugar à inscrição ‘GTX‘ abaixo do logo traseiro, que ganhou uma iluminação própria. As lanternas também repetem o design padrão, mas agora são de LED 3D e personalizáveis.

    Por dentro, a Volkswagen equipou a perua com bancos “ergonomicamente projetados” feitos de tecido e microfleece ArtVelours Eco com costuras vermelhas. Porém, é possível aumentar ainda mais o conforto com o pacote Interior Plus, que adiciona os assentos ergoActive com ajustes elétricos de até 12 posições, ventilação e aquecimento, função de memória e apoio para coxas ajustável e sistema de som Harman Kardon de 700 Watts.

    Por fim, o cliente ainda pode escolher entre um teto solar panorâmico transparente ou opaco.

    Volkswagen ID.7 GTX
    Volkswagen ID.7 GTX / Divulgação/Volkswagen

    Para completar o pacote de esportividade, o ID.7 Tourer GTX tem ainda sistema de direção progressivo esportivo, estabilizadores mais fortes e o modo de condução ESC Sport, que libera todo o potencial da perua elétrica. Como opcional, os compradores podem adquirir também um sistema de controle de chassi adaptativo.

    Além de potente, o esportivo manterá o padrão de tecnologia dos novos carros da Volkswagen. Isso inclui a nova assistência de voz IDA com a integração do ChatGPT e um head up display com realidade aumentada. Para segurança, há recursos como assistente de manutenção de faixa, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, entre outros.

    Na Europa, a pré-venda do ID.7 Tourer GTX começa no próximo trimestre, mas o preço ainda não foi divulgado. O que está certo é que, assim como o modelo básico, a perua esportiva não será vendida nos Estados Unidos.

    Tópicos