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    Novo BYD Tan 2025: SUV elétrico muda visual e ganha mais autonomia

    Carro de luxo recebe bateria de 108,8 kWh para aumentar a autonomia; valor inicial é de R$ 536,8 mil

    João Vitor Ferreiracolaboração para a CNN

    O primeiro carro da BYD a ser vendido no Brasil já está de cara nova. O SUV Tan acompanhou as mudanças em sua terra natal e agora recebeu seu primeiro facelift no Brasil.

    A mudança mais marcante está na dianteira. O Tan perdeu a grade, algo dispensável em veículos elétricos. O para-choque também foi remodelado ganhando estradas de ar falsas, enquanto os faróis mantiveram o mesmo formato, porém a barra cromada que contorna a ponta do capô está maior e o logo foi atualizado.

    Na traseira, as mudanças são bem mais discretas. No geral, ela continua idêntica, a única exceção é o para-choque, que ganhou um novo design com uma área maior pintada ma cor do veículo. As rodas mantiveram o aro 22.

    A principal mudança diz respeito à bateria. De 86,4 kWh ela subiu para 108,8 kWh, o que resultou em um bom aumento na autonomia do SUV de sete lugares, chegando aos 430 km ante 309 km, segundo o ciclo PBEV.

    Os motores elétricos mantiveram a potência combinada de 517 cv, mas agora entregam 70 kgfm, 0,7 kgfm a mais que a versão anterior. Agora, o Tan consegue chegar até 190 km/h, mas o tempo de 0 a 100 km/h aumentou de 4,4 s para 4,9. Provavelmente devido à bateria maior.

    A BYD também promoveu mudanças na suspensão. O sistema DiSus-C adaptativo, reage à condução do motorista e ajusta a suspensão de maneira rápida e automática. O motorista também tem a liberdade de alternar na central multimídia o comportamento dos freios, suspensão e direção, variando entre as configurações Comfort e Sport. No console central, há o seletor de modos de combinação e é possível alternar entre Eco, que preza pela economia de energia, e o Sport, que entrega potência máxima.

    BYD Tan
    BYD Tan (crédito: divulgação/BYD)

    O interior também teve mudanças, principalmente no design. O painel tem acabamento Black piano com novos detalhes em azul, que também aparecem na alavanca de câmbio. O volante teve o logo atualizado e perdeu a dupla coloração, embora tenha mantido o mesmo design.

    A central multimídia foi outro detalhe que não mudou e manteve-se com as 15,6’’, mas teve seu sistema atualizado. Já o quadro de instrumentos digital ficou maior e agora tem 12,3’’. Informações importantes também são projetadas em um headup display acima do painel.

    BYD Tan
    Interior do BYD Tan (crédito: divulgação/BYD)

    Os ocupantes têm disponível um sistema de som Dynaudio de 12 alto falantes. Há também ar-condicionado de três zonas, aquecimento no volante e assentos massageamento, ventilação e aquecedor. Para distrair os passageiros em longas viagens, o sistema de infoentretenimento conta ainda com um karaokê.

    Na parte de segurança, o Tan conta com 7 airbags, incluindo o de cortina que ocupa toda a lateral do veículo. O SUV tem sistema ADAS completo com mais de 30 recursos de segurança ativa, incluindo piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente de troca de faixa e alerta de ponto cego. Para ajudar nas manobras, há ainda câmeras com visão 360°

    O Tan permanece como o modelo mais luxuoso da BYD, ao lado do sedã Han. As vendas da linha 2025 começam já no mês de abril e o preço inicial é de R$ 536,8 mil.

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