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    Novo BMW M4 CS tem ajustes no motor e desempenho de topo de linha

    Apesar de ser versão mais básica, modelo acelera de 0 a 100 km/h em menos tempo que o CSL, além de ter visual praticamente idêntico

    João Vitor Ferreiracolaboração para a CNN

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    A BMW acaba de anunciar o M4 CS, que chega para se posicionar abaixo da versão CSL, mas surpreende pelo desempenho. Com as melhorias adotadas pela montadora no motor seis cilindros, o lançamento não só acelera mais rápido do que o topo de linha como também é muito parecido no visual.

    O CS conta com o mesmo motor do resto da gama — que inclui, além do já citado CSL, a versão padrão e a Competition. Trata-se do S58 3.0 biturbo de seis cilindros em linha que, graças a um aumento na pressão máxima dos turbocompressores, alcança potência de 550 cv e 66,2 kgfm de torque.

    As mudanças garantem 20 cv a mais que a versão Competition e exatamente a mesma potência do CSL. Mas, na aceleração de 0 a 100 km/h, o novo modelo supera o topo de linha — que, na teoria, deveria ser a variante mais potente do M4.

    O CS completa o sprint em 3,2 segundos, sendo 0,4 s mais rápido que o ‘irmão maior’, e atinge os 302 km/h de velocidade máxima (controlada eletronicamente).

    O segredo para a aceleração melhorada está no câmbio automático de oito marchas, que entrega o torque integralmente nas quatro rodas, graças ao sistema xDrive. Já o CSL, por outro lado, tem tração exclusivamente traseira, o que é uma leve desvantagem em provas de aceleração.

    Apesar de ser um feito muito relevante, em um circuito de verdade, o CSL ainda é soberano. No famoso autódromo de Nürburgring, na Alemanha, o CS levou exatos 2 segundos a mais para completar a volta, cravando um tempo de 7:21,99.

    O M4 CS não é só uma máquina de fazer sprints, a BMW também trabalhou para que sua habilidade nas curvas fosse aprimorada, em relação às versões inferiores.

    Os suportes do motor foram enrijecidos, e as configurações dos amortecedores, molas, direção, frenagem, barra estabilizadora e controle de estabilidade foram ajustados.

    A proposta da versão CS também é de ser um esportivo leve. Por isso, os engenheiros abusaram no uso de fibra de carbono, principalmente no capô, teto, difusor dianteiro e spoiler traseiro. Isso só falando da carroceria. Por dentro, o painel, console e os paddle-shifts também são cobertos pelo material.

    O resultado disso é um peso bruto de 1.680 kg, 20 kg mais leve que o Competition e 55 kg mais pesado que o CSL.

    Os dois esportivos têm várias semelhanças, e o design é a principal delas. O para-choque e a grade com contorno vermelho — que também aparece nos detalhes pretos do capô — são idênticos no novo aos do CSL.

    A principal e discreta diferença está nas luzes amarelas que adornam os faróis de LED. No CS, ele assumem uma forma de ‘L’ invertido ao invés do ‘C’ da versão topo de linha.

    As rodas são de 19″ na frente e 20″ na traseira e podem ser pintadas de preto fosco ou gold bronze. Os clientes ainda podem optar pelos pneus de pista ou “ultra-track”, sem pagar a mais por isso. Quanto à traseira, é exatamente idêntica ao do CSL, sem nenhuma alteração.

    Por dentro, o CS tem um quadro de instrumentos digital de 12,3″ integrado a central multimídia de 14,9″. Essa última já vem com o novo sistema BWM iDrive 8.5, que, além das novas funcionalidades que reduzem o número de botões físicos no console, também tem gráficos e telas exclusivos para os carros da divisão esportiva M.

    A apresentação oficial para o público do novo M4 CS ocorrerá nesta sexta-feira (10), em dois locais diferentes. Os americanos poderão vê-lo no autódromo de Laguna Seca, na cidade de Monterey, na Califórnia, durante a corrida do IMSA WeatherTech SportsCar Championship.

    Na Europa, o esportivo será mostrado na Bélgica, durante as 6 Horas de Spa-Francorchamps do WEC (World Endurane Championship).

    O preço inicial do M4 CS será de US$ 123.500, o que pode ser um pouco frustrante para quem já comprou o CSL. O topo de linha é limitado em 1.000 unidades, e as poucas diferenças entre ambos podem não valer os US$ 35.000 a menos que a BMW cobra pelo esportivo recém-lançado.

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