Novo Audi S3 chega com novo visual e maior potência
Linha 2025 passa por "facelift" de meia vida, mas ganha novidades mecânicas para ficar ainda mais rápido e potente


Depois de atualizar o A3, chegou a vez da Audi revelar as mudanças para sua versão esportiva, o S3. O “facelift” de meio de vida, além de uma leve repaginada no visual, também trouxe modificações importantes, que melhoram ainda mais o desempenho do modelo, tanto na versão de carroceria sedan, quanto no Sportback.
As mudanças visuais acompanharam as novidades do A3 padrão. Logo, o S3 tem uma nova grade, onde se destaca a malha com figuras em forma de L prateado. O prata brilhante também aparece nas novas entradas de ar dianteiras, que ficaram ainda maiores. Para completar, há também novas rodas de 18’’ ou 19’’ com desenho inédito, novo spoiler dianteiro e faróis (dianteiro e traseiro) em LED com assinatura personalizável .
Por dentro, as novidades ficam por conta das novas saídas de ar e uma nova manopla para o seletor de marchas. O volante ganhou novas borboletas para a troca sequencial e as portas agora têm painel retro iluminado, onde a luz flui através das fibras do tecido por perfurações feitas a laser. Há também um novo sistema de som da Sonos, que substitui o antecessor da Bang & Olufsen.
- 1 de 11
Com novidades mecânicas, novo S3 chega aos 332 cv • Audi/Divulgação
- 2 de 11
Audi S3 • Audi/Divulgação
- 3 de 11
Audi S3 • Audi/Divulgação
-
- 4 de 11
Audi S3 • Audi/Divulgação
- 5 de 11
Audi S3 • Audi/Divulgação
- 6 de 11
Entre as mudanças visuais, S3 ganhou novo desenho para grade e entradas de ar maiores • Audi/Divulgação
-
- 7 de 11
Audi S3 • Audi/Divulgação
- 8 de 11
Rodas também ganharam desenho inédito • Audi/Divulgação
- 9 de 11
Audi S3 • Audi/Divulgação
-
- 10 de 11
Audi S3 • Audi/Divulgação
- 11 de 11
Audi S3 • Audi/Divulgação
Mas o que importa mesmo são as mudanças mecânicas, que adicionaram 22 cv e 2 kgfm ao motor quatro cilindros 2.0 TFSI. Agora, a potência máxima chega aos 332 cv e o torque em 42,82 kgfm, fazendo o S3 acelerar de 0 a 100 km/h em 4,7 s e chegar aos 250 km/h de velocidade máxima.
O S3 ganhou ainda alguns equipamentos do RS3, o carro-chefe entre os esportivos da Audi. Uma dessas adições foi sistema de tração traseira com novo conversor de torque, uma distribuição de torque totalmente variável entre as rodas traseiras. A transmissão de sete velocidades de dupla embreagem, que reduz pela metade o tempo de troca de marcha.
Outra adição foi o novo modo de condução Dynamic Plus. Com ele, as rodas traseiras passam a receber torque máximo, além de otimizar a estabilização do veículo. O motor também sobe a rotação da marcha lenta de 1.100 rpm a 1.300 rpm e a transmissão fica programada para manter a velocidade da rotação mais alta que nos demais modos. As repostas do pedal de aceleração também ficam melhores.
Por fim, os freios foram reforçados com discos dianteiros de 357 mm e novas pinças de dois pistões. Já a suspensão foi rebaixada em 15 mm em comparação ao A3 e a direção progressiva foi melhorada, enquanto novos rolamentos e braços aumentam o ângulo de curvatura das rodas.
O novo Audi S3 chega às lojas europeias em breve pelo preço de 55.600 euros, equivalente a cerca de R$ 308 mil.