Nissan terá picape intermediária e novo SUV híbrido no Brasil
Nova geração do Kicks, Nissan X-Trail e inédita picape estão confirmados
A Nissan está no sétimo lugar no ranking de marcas de carros no Brasil. Para crescer em vendas, a montadora está com planos de novos produtos.
Entre as novidades, haverá o lançamento de dois carros inéditos até 2027: uma picape monobloco e um SUV médio híbrido. Há ainda a nova geração do SUV compacto Nissan Kicks.
Esses novos produtos são parte do investimento de R$ 2,8 bilhões anunciado anteriormente. Caso o plano dê certo, o objetivo da Nissan é saltar de 3,4%, para 7% na sua participação no mercado nacional.
Os novos carros foram confirmados na última semana de junho em um evento com jornalistas em São Paulo por Guy Rodriguez, presidente da Nissan América Latina, e Gonzalo Ibarzábal, presidente da Nissan Brasil. Os lançamentos serão:
- Kicks (2ª geração) – 2025
- X-Trail – 2026
- Picape intermediária (ainda sem nome) – 2027
O primeiro modelo da nova linha de veículos da Nissan será a segunda geração do Kicks. Este SUV compacto será produzido na fábrica de Resende, no Rio de Janeiro, a partir de 2025. Uma das principais novidades será a adoção de um motor turbo fabricado localmente, embora detalhes técnicos ainda não tenham sido divulgados. O visual já foi revelado neste ano nos Estados Unidos.
Na América do Norte, o Kicks 2025 tem itens como alertas de colisão frontal com frenagem de emergência, detecção de pedestres e sistema de manutenção em faixa. Espera-se que alguns desses recursos estejam disponíveis também na versão brasileira.
Nissan X-Trail: o SUV Híbrido
X-Trail é um nome que desperta lembranças positivas para os fãs da Nissan. Agora, a marca terá no Brasil um SUV médio para rivalizar com Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, GWM Haval H6 e BYD Song Plus.
O modelo da Nissan será importado dos EUA e já foi avistado em testes no Brasil.
Nos EUA, o X-Trail é equipado com um motor 1.5 turbo de três cilindros que gera 201 cv de potência, acoplado a uma transmissão CVT. No entanto, o pacote específico para o mercado brasileiro ainda não foi confirmado. Bom lembrar que é comum os carros sofrerem algum “downgrade” durante sua naturalização.
Picape Intermediária da Nissan
A Nissan também está desenvolvendo uma picape intermediária baseada na futura Renault Niagara, que será produzida na Argentina e foi revelada como conceito em 2023 no Brasil. Este modelo será uma adição importante ao portfólio da Nissan, competindo com a Fiat Toro e a RAM Rampage.
A plataforma utilizada será a CMF-B, a mesma que equipa o Renault Kardian. O conceito Niagara possui tração 4×4 e um motor híbrido, mas mais detalhes sobre sua mecânica ainda não foram divulgados.
A nova picape será posicionada abaixo da Frontier na linha de produtos da Nissan e está prevista para chegar ao mercado brasileiro em 2027.