Modelo mais tecnológico da Hyundai deve ser substituído em breve; entenda
Kona Hybrid é primeiro modelo eletrificado da HMB e custa R$ 172 mil, mas ganhará nova geração ainda este ano
A Hyundai Motor do Brasil (HMB) vende em sua rede de concessionárias o Kona Hybrid e o Kona Eletric. Tratam-se dos primeiros modelos eletrificados vendidos pela filial da marca coreana no Brasil. O modelo em sua configuração híbrida é oferecido por R$ 171.990 e é o carro mais tecnológico já oferecido pela empresa, mas o consumidor precisa ficar atento: uma nova geração deve substituí-lo, chegando ao mercado ainda neste ano.
O Hyundai Kona tem visual arrojado e agressivo, com uma linguagem de design típica dos modelos vendidos pela marca na Europa. O carro é um híbrido convencional (HEV) e não precisa ser recarregado. A bateria de íons de lítio, com capacidade de 1,56 kWh, é responsável por alimentar o motor elétrico, oferecendo ganhos em economia de combustível e menor emissão de poluentes.
O SUV tem motor a combustão Kappa 1.6 GDI, com 1.580 cm³ de cilindrada, entrega até 105 cavalos de potência a 5.700 rpm e 15 kgfm de torque a 4.000 rpm. Por sua vez, o motor elétrico de ímã permanente gera 43,5 cavalos e 17,3 kgfm de torque, resultando em uma potência combinada de 141 cavalos e torque máximo de 27 kgfm.
Apesar de ser o primeiro carro eletrificado vendido pela HMB, ele não é o primeiro Hyundai com motor elétrico oferecido no Brasil. Isso porque o Kona foi comercializado inicialmente pelo Grupo Caoa, que detinha os direitos de importação da Hyundai. Desde março, as empresas chegaram a um acordo, deixando a HMB liderar a marca no país.
Com sua configuração, o Kona acelera de 0 a 100 km/h em 11 segundos, com uma velocidade máxima de 161 km/h. A transmissão automatizada de seis velocidades com dupla embreagem contribui para trocas de marcha rápidas e suaves, otimizando tanto a eficiência de combustível quanto a experiência de condução.
A conectividade é um dos pontos fortes do Hyundai Kona. Ele conta com central multimídia de 12,3 polegadas com integração total com smartphones por meio dos sistemas Apple CarPlay e Android Auto.
Há um cluster digital, também de 12 polegadas e head up display, item incomum em carros dessa categoria. Também incomum, o Kona possui ajuste elétrico para motorista e passageiro da frente, além de ventilação e aquecimento dos bancos.
Hyundai Kona Hybrid é vendido pela HMB / Foto: Thiago Ventura/CNN
O SUV conta com controle de estabilidade e tração e assistência de frenagem de emergência, que atua automaticamente em situações de risco iminente de colisão. Também oferece monitoramento de ponto cego, o sistema de assistência de partida em rampas e o controle automático de descida.
A estrutura do carro foi reforçada com a utilização de aço de alta resistência.
O Kona também oferece um sistema de navegação integrado e atualizações de software automáticas via internet, mantendo o veículo sempre atualizado com as últimas melhorias de sistema.
Além disso, o carro conta com uma função de comando por voz, que permite ao motorista operar diversas funcionalidades sem precisar tirar as mãos do volante.
“De Volta Para o Futuro”: carro do filme, DeLorean DMC ganha versão elétrica; veja