Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Mercedes-AMG PureSpeed: conheça conceito que dará origem à nova linha Mythos

    Submarca da fabricante alemã será posicionada acima da Maybach, e modelo de estreia será conversível inspirado na Fórmula 1

    João Vitor Ferreiracolaboração para a CNN

    [cnn_galeria template_part='highlight' active='' id_galeria='8156587' html_id_prefix='featured_' ]

    Já faz algum tempo desde que a Mercedes anunciou a sua nova submarca Mythos, que se posicionará acima da Maybach e será focada em carro luxuosos destinados a colecionadores. Mas ainda não havia nenhuma notícia sobre o primeiro carro da marca, até a chegada do AMG PureSpeed Concept.

    O conversível dará origem ao primeiro carro de produção da Mythos e tem como maior inspiração a Fórmula 1 – por isso, o visual repete detalhes que já vimos no AMG One. O para-choque dianteiro com uma grande abertura central, com o nome da AMG grafado, e as peças de fibra de carbono na parte inferior da carroceria são exemplos disso.

    Mas o PureSpeed apresenta alguns detalhes próprios, como a dianteira “nariz de tubarão”, a ausência do para-brisas e o perfil mais baixo. Há ainda um halo, peça de proteção dos carros de Fórmula 1, que garantirá a segurança do piloto e do carona.

    A pintura da carroceria vai de vermelho, na dianteira, para cinza, na traseira, e existe uma explicação para isso — pelo menos para a primeira metade.

    Segundo a Mercedes, o vermelho homenageia a corrida Targa Florio, de 1924, realizada na Sicília. Na época, a Mercedes número 10 de Christian Werner trocou o branco, cor tradicional dos carros alemães, pelo vermelho, usado pelos corredores italianos. O intuito era confundir a torcida local para que não atrapalhasse na prova. A ideia funcionou, e o alemão venceu a prova com mais de 6h30 de prova.

    Como um bom carro esportivo, o modelo também dá atenção à aerodinâmica, com a instalação de defletores na frente e nas laterais, que atuam direcionando o vento sobre o cockpit, e de uma saída de ar adicional no capô.

    A cobertura fechada das rodas traseiras também atua diminuindo a resistência ao ar, enquanto a cobertura das rodas dianteiras é totalmente aberta para gerar mais downforce e resfriar os freios.

    A versão de produção do PureSpeed será lançada no ano que vem e só então saberemos o que ele esconde embaixo do capô. A expectativa é que tenha o motor V8 de 585 cv do SL63 sem eletrificação. Apenas 250 unidades serão produzidas e oferecidas exclusivamente aos “maiores colecionadores da Mercedes-Benz”, de acordo com a montadora.

    Tópicos