Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Mercedes adiciona uma nova cor de luz: azul para direção autônoma nos carros

    Cor foi aprovada apenas em dois estados dos EUA, onde a tecnologia Drive Pilot da Mercedes é permitida

    Peter Valdes-Dapenada CNN

    A maioria dos carros têm, no máximo, três cores de luzes externas. Há branco para faróis e luzes de ré, vermelho para luzes de freio e traseiras e, em alguns carros, âmbar para piscas.

    Mas a Mercedes-Benz acaba de receber aprovação para adicionar uma quarta cor: luzes azul turquesa que indicam quando um carro Mercedes está dirigindo sozinho.

    Apenas a Califórnia e Nevada aprovaram a nova cor clara. Esses são os únicos estados onde a tecnologia Drive Pilot “condicionalmente autônoma” da Mercedes é legal.

    O Mercedes Drive Pilot pode ser usado em engarrafamentos nas principais rodovias selecionadas, quando os veículos viajam a menos de 64 quilômetros por hora. Nessas condições, o condutor pode tirar os pés dos pedais, largar o volante e – é aqui que difere de qualquer outro sistema de assistência ao condutor – tirar completamente os olhos da estrada.

    A Mercedes-Benz desenvolveu Luzes Marcadoras de Condução Automatizadas especiais de cor turquesa, que identificarão quando o Drive Pilot estiver ativado – Cortesia do Grupo Mercedes-Benz.

    Todos os outros sistemas de assistência à condução, incluindo o chamado Full Self Driving da Tesla e o Super Cruise da General Motor, exigem que o condutor preste atenção ao que está a acontecer à volta do veículo.

    O Drive Pilot da Mercedes permite que o motorista tire os olhos da estrada continuamente até que o sistema alerte o motorista sobre a necessidade de assumir o controle, como quando o tráfego acelera.

    Enquanto isso, os motoristas podem navegar na internet ou jogar na grande tela central do carro. No entanto, sensores no carro garantem que o motorista não adormeça.

    A cor azul foi escolhida porque chama a atenção e não se confunde com mais nada. Não é semelhante à cor de quaisquer outras luzes de um automóvel de passageiros, mas também é claramente diferente do azul mais escuro usado pela polícia e outros veículos de emergência.

    A Sociedade de Engenheiros Automotivos recomenda este tom azul específico para significar a operação autônoma do veículo, mas a Mercedes é a primeira montadora a receber aprovação para seu uso. As luzes aparecerão na parte traseira e dianteira do veículo ao redor das lanternas traseiras e dos faróis.

    A Mercedes-Benz desenvolveu Luzes Marcadoras de Condução Automatizadas especiais de cor turquesa, que identificarão quando o Drive Pilot estiver ativado – Cortesia do Grupo Mercedes-Benz.

    As luzes turquesa são necessárias, segundo a Mercedes, para alertar os motoristas e policiais que passam que o veículo está sob controle totalmente automatizado. Dessa forma, quando alguém fora do veículo vê o motorista desviando o olhar da estrada, não pensa que o motorista está fazendo algo errado.

    O sistema Mercedes Drive Pilot estará disponível nos modelos Mercedes classe S e EQS em Nevada e Califórnia a partir do início de 2024. A tecnologia não funcionará em nenhuma rodovia fora da Califórnia e Nevada.

    Veja também: Dubai tem primeiro teste público de carro voador

    Tópicos