Mercado de veículos segue com bom desempenho após fim de incentivos do governo, diz Anfavea
Em setembro, número de licenciamentos caiu cerca de 5% ante agosto
O mercado brasileiro de veículos continua com “boa performance” no início de outubro após um mês de setembro em que os licenciamentos caíram cerca de 5% sobre agosto, quando houve um impulso por recursos do governo que incentivaram as vendas.
“O mercado continua com boa performance em termos de média diária de emplacamentos”, afirmou o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Márcio Lima Leite, em apresentação a jornalistas.
Segundo ele, as vendas de veículos novos por dia útil de setembro foram as melhores do ano, ficando atrás apenas dos 10,7 mil emplacamentos de julho, quando o setor foi beneficiado por medida provisória que incentivou as vendas.
Porém, os estoques de veículos novos em setembro somaram 265,8 mil unidades, equivalente a 40 dias de vendas, 8,6% acima dos inventários de agosto, apesar da produção do mês passado ter caído 8% ante o mês anterior.
“Houve aumento importante (nos estoques) e que precisa ser acompanhado para que não ocorra interrupção de produção para ajuste deste estoque”, disse o presidente da Anfavea.