Possível híbrido nacional, Lecar 459 mostra interior criativo; veja
Veículo está em pré-venda, mas produção ainda não teve início e fábrica não existe; mesmo assim, marca promete entregas a partir de 2026
A Lecar, marca brasileira em fase de implantação, divulgou como será o interior do seu primeiro modelo, o Lecar 459 híbrido. O veículo está em pré-venda, mas produção ainda não teve início e fábrica não existe. Mesmo assim, a marca promete entregas a partir de 2026.
De acordo com as imagens divulgadas, o carro terá painel minimalista e moderno. A marca ainda promete personalização para os clientes.
Revelado no formato de render 3D, um protótipo digital, o interior do 459 híbrido foi criado por Erasmo Bellumat.
Segundo a Lecar, o cliente poderá escolher três cores de acabamento interno:
- caramelo;
- off-white; e
- preto.
A tonalidade deverá ser aplicada nos bancos, painel e portas.
Além das cores, a marca promete que o 459 terá uma multimídia de 13 polegadas que vai concentrar recursos de mídia e ajustes do veículo.
No entanto, não haverá botões físicos para ajuste de retrovisores e controle do ar-condicionado.
O render 3D mostra ainda um cluster digital horizontalizado com múltiplas informações ao motorista.
“Buscamos um equilíbrio entre minimalismo e funcionalidade, garantindo facilidade de uso no dia a dia”, afirma Flávio Figueiredo Assis, fundador e CEO da Lecar.
Externamente, os consumidores podem escolher entre seis cores:
- verde;
- azul;
- vermelho;
- cinza;
- preto; e
- branco.
A montadora diz que planeja lançar em breve um concurso público para nomear as cores, inspirando-se em elementos da natureza.
Com isso, o Lecar 459 híbrido poderia ter até 18 combinações de personalização — algo muito improvável para um carro de menos de R$ 150 mil.
Mesmo as marcas chinesas, que contam com grande parque fabril não oferecem esse tipo de configuração.
O GWM Ora 03 e o BYD Dolphin, por exemplo, possuem variações do interior, mas atreladas à cor externa. Caso o cliente compre um Ora 03 branco, virá com interior caramelo, não sendo possível configurá-lo com bancos pretos, por exemplo.
No entanto, mesmo sem fábrica pronta, Lecar diz que vai oferecer tal personalização só encontrada em modelos de alto luxo.
A marca ainda diz que irá introduzir aromas personalizados nos veículos de maneira associada às cores externas. Outro ponto incomum no setor automotivo. “A ideia é envolver o público em todas as etapas do desenvolvimento do veículo”, diz Assis.
O modelo contaria ainda, pela observação das imagens divulgadas, com bancos esportivos na dianteira com detalhes em couro e tecido.
O protótipo digital mostra também um console central elevado com porta-trecos com tampa, apoio de braço e carregador por indução.
O 459 Híbrido promete saída de ar-condicionado para os passageiros de trás, possivelmente com pontos de carregamento de dispositivos.
Híbrido made in Brazil
Segundo a Lecar, o 459 será formado por um motor 1.0 turbo flex de 122 cv desenvolvido em conjunto pela Renault e Geely somado a um motor elétrico da Weg de 163 cv montado no eixo traseiro.
A proposta é que o motor a combustão funcione apenas como um gerador para recarregar a bateria de 18 kW. O motor elétrico será o responsável pela propulsão.
Segundo a empresa, o carro será capaz de acelerar de 0 a 100 em 10,1 segundos e terá autonomia em torno de 1.000 km.
Por menos de R$ 150 mil, a Lecar também promete pacote ADAS completo, incluindo frenagem autônoma de emergência e ACC, além de freio a disco e suspensão independente nas quatro rodas.