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    Lamborghini confirma em SP novo Urus híbrido para fase eletrificada

    SUV formará trio de híbridos da marca italiana; planos incluem ainda um supercarro elétrico até 2030

    Eugênio Augusto Britocolaboração para a CNN , Em São Paulo (SP)

    O CEO global da Lamborghini, Stephan Winkelmann, confirmou que a fase eletrificada da grife italiana avança e terá dois novos carros neste ano. E o primeiro deles será a nova geração do Urus, que terá motorização híbrida.

    O anúncio foi feito pelo executivo alemão em São Paulo, na mesma noite do lançamento no Brasil do Huracán Sterrato, aventureiro de R$ 4,4 milhões. Segundo Winkelmann, 2024 será um “ano importante para definir o segundo passo da hibridização da marca”.

    A Lamborghini apresentará a segunda geração do SUV Urus no Salão de Pequim (China) deste ano, em abril. Será um híbrido de mais de 800 cavalos de potência e capaz de reduzir as emissões de CO2 do Urus atual em cerca de 80%, segundo o executivo.

    Trio de hibridos

    Ainda de acordo com Winkelmann, o novo Urus será apenas um de dois passos para “hibridização” da Lamborghini a serem dados em 2024. O outro será a apresentação do novo Huracán, que será revelado no final do segundo semestre, certamente na mesma base construtiva do Urus.

    Com ambos, e mais o supercarro Revuelto, apresentado em 2023, a marca espera reduzir sua pegada total de emissões em 40%. Por fim, haverá um modelo elétrico inédito, a ser lançado “entre 2029 e 2030”.

    “A Lamborghini faz carros que geram paixão, cheios de sensações, mas também precisamos atender aos novos requisitos e legislações atuais e futuras de mercados como Estados Unidos, Europa e China”, afirmou Winkelmann. “Por isso, traçamos esse plano com prazo de mais seis anos, atentos ao desenvolvimento das novas alternativas.”

    O executivo confirmou que a Lamborghini também procura uma alternativa mais viável – no caso, para uma marca de superesportivos – à eletrificação.

    “Observamos não só a adoção de híbridos e elétricos, como também o desenvolvimento de combustíveis sintéticos, que são menos poluentes, e essa pode ser uma saida, de acordo com possíveis futuras regulamentações, para nossos carros”, afirmou o alemão.

    O Revuelto se vale de um motor V12 de 6,5 litros, como no Aventador, mas acompanhando de três motores elétricos e sistema elétrico plug-in (baterias podem ser recarregadas na tomada). No total, a trinca gera 1.015 cv de potência, gerenciada por câmbio de dupla embreagem e 8 marchas.

    A aceleração de 0 a 100 km/h é de 2,4 segundos, com velocidade máxima de 350 km/h, segundo a Lamborghini. Há ainda modo elétrico para rodar silenciosamente na cidade por até 9 km.

    O senão do Revuelto é que sua produção está esgotada pelo menos até 2026. O preço inicial do modelo fica em 610 mil euros, mas uma importadora privada colocou o valor de R$ 5,97 milhões para trazer o supercarro ao Brasil.

    Executivos da Lamborghini inauguram loja em SP
    Stephan Winkelmann (c.), CEO global, revela planos da marca em São Paulo (SP), ao lado de Federico Foschini (braços cruzados), líder de marketing, e Andrea Baldi, da Lamborghini America / Eugênio Augusto Brito

    Carro-chefe da Lamborghini

    Na apresentação do Urus como protótipo na China, em 2012, o designer do Urus, Filippo Perini, um discípulo do já lendário projetista Walter de’Silva, afirmou que o objetivo do modelo era “alcançar novos mercados, como Rússia e China, ampliar participação nos Estados Unidos, além de ir além da limitação imposta por modelos com dois lugares e motor central”.

    Doze anos depois, Winkelmann confirma que o Urus “é um dos modelos mais importantes para a marca atualmente, por isso, é um passo muito importante que ele seja o próximo passo da eletrificação”.

    No mundo todo, a Lamborghini vendeu 10.312 unidades em 2023, um recorde absoluto para a marca estabelecida em Sant’Anna de Bolognese (Itália). O maior mercado foi, de fato, os Estados Unidos com 3 mil unidades. E o Urus foi o modelo mais fabricado, com pouco mais de 3 mil unidades.

    No caso do Brasil, no último ano, foram 30 unidades importadas, também um recorde, a maior parte do Urus.

    Somando tudo, a Lamborghini apontou lucro de 2,66 bilhões euros em 2023, com receita líquida de 723 milhões de euros em cima das vendas, alta de 27,2% para o período anterior. A marca espera, com os lançamentos, repetir ou ampliar esta marca em 2024 e 2025.

    Buscando alternativas

    Além dos híbridos, que chegarão ao Brasil também, a Lamborghini detalhou que investe forte também na imagem da marca, renovando seus estúdios-lojas, bem como apostando nos campeonatos globais de endurance (WEC e Imsa).

    O Brasil, por exemplo, receberá uma etapa do Mundial do WEC, as 6 Horas de São Paulo, em 14 de julho.

    Além disso, a marca trocou a região dos Jardins, na região central de São Pauo, que, segundo executivos, “está em decadência, com muito trânsito de ônibus, sem espaço para nossos carros e clientes”, pelo Alto de Pinheiros, na zona oeste da cidade.

    “O bairro está sendo revitalizado, com novos prédios de alto padrão, amplos e que atraem nossos clientes. Assim, após cinco anos, instalamos aqui nosso novo conceito de ateliê, não só de loja de carro, para seguir novas diretrizes da marca, obrigações ambientais e de filosofia”, afirmou Chico Longo, proprietário do Grupo Via Itália, que é parceira da Lamborghini, bem como de Rolls-Royce, Maserati e Ferrari no país.

    Lamborghini Revuelto na pista
    Lamborghini Revuelto é supercarro híbrido de 1015 cv / Divulgação / Lamborghini

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