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    Koenigsegg CCGT: conheça carro de corrida que nunca competiu

    Carro criado pela marca sueca para competir na categoria GT1 de Le Mans ficou guardado por mais de 15 anos, mas agora pode ir para competições

    Guilherme Machadocolaboração para a CNN

    A Koenigsegg é uma marca conhecida por criar alguns dos carros esportivos mais rápidos do mundo. A marca sueca dá bastante dor de cabeça para a Bugatti, por exemplo, sempre superando seus recordes de aceleração, velocidade máxima e frenagem. Outra fama da Koenigsegg é a de criar soluções inovadoras na engenharia de seus carros. Diferentemente de outros fabricantes, ela hoje produz seus próprios motores, sistemas de transmissão, chassis, suspensões e freios.

    Assim como outras fabricantes de pequeno volume, como a Pagani, a Koenigsegg não participa de nenhuma categoria de esporte a motor. Mas você sabia que ela já teve essa pretensão e até criou um carro de corrida? Conheça aqui a história do Koenigsegg CCGT.

    Após fundar sua própria marca de automóveis, Christian von Koenigsegg tinha a ambição de provar a competência de seus carros nas pistas de corrida. Com isso em mente, a Koenigsegg criou o CC8S em 2002, um carro de rua que era o mais próximo possível, segundo Christian, de um carro regulamentado para a categoria GT1 de competição (regulamento ACO Le Mans).

    O projeto de entrar para o esporte foi evoluindo, os carros de rua necessários para homologar um carro de corrida(de acordo com as regras da categoria) foram sendo vendidos, até que em 2007 o carro de corrida ficou pronto: foi batizado de CCGT.

    O chassi e a carroceria do CCGT tem poucas mudanças com relação ao CC8S. Alguns elementos, como os faróis, são derivados do CCR (carro de rua que foi evolução do CC8S). No CCGT, as icônicas portas pivotantes da Koenigsegg deram lugar a portas removíveis presas por pinos. O teto também é fixo, diferentemente dos carros de rua da marca. Também não há componentes hidráulicos para abrir o capô, preso por pinos e removível.  A carroceria foi feita com fibra de carbono e kevlar e projetada atendendo às dimensões exigidas no regulamento.

    A estrutura do chassi e suspensão na dianteira do carro, derivada do CC8S, é bem baixa — No CC8S o espaço era usado para guardar o teto removível. Essa configuração funcionou bem para o CCGT que, embora não tivesse como remover o teto, se beneficiava do centro de gravidade mais baixo da estrutura.

    O Koenigsegg CCGT nasceu pesando menos de 1.000 kg e gerava até 600 kg de downforce. Diferentemente dos carros de rua da marca, que contavam com motores sobrealimentados, o CCGT foi equipado com um motor V8 5.0 l aspirado que gerava 600 cv (o máximo permitido pela categoria). O câmbio equipado nele era um manual sequencial.

    Entretanto, na mesma época em que o CCGT realizava os testes finais, a categoria de competição na qual a Koenigsegg pretendia ingressar foi completamente alterada. Desiludido, Christian vendeu o único protótipo, o CCGT, para o norueguês Bård Eker, um dos primeiros empresários a investir na Koenigsegg após sua fundação. Na época, o carro foi vendido a um preço muito inferior do que viria a valer.

    Durante mais de uma década, o Koenigsegg CCGT ficou recluso, guardado na coleção particular do investidor norueguês, com apenas algumas raras saídas para uso em autódromos. Durante esse período, Christian seguiu em frente com diversos projetos muito bem sucedidos focando apenas em carros de rua.

    Foi só em julho de 2023 que o CCGT voltou a fazer uma aparição pública: ele seria leiloado pela Bohams durante o evento Goodwood Festival of Speed, que acontece anualmente na Inglaterra. O carro foi vendido para um colecionador norte-americano pelo equivalente a R$ 24,1 milhões (na cotação atual do dólar). O valor exorbitante não foi o mais interessante: o inesperado foi que o comprador manifestou à Koenigsegg que queria participar de corridas com o carro.

    Pelas regras, como o carro ficou pronto antes da mudança na categoria, ele pode competir na Historic GT1. O carro então retornou à sede da Koenigsegg para passar por uma revisão e receber alguns aprimoramentos. Foram instaladas, por exemplo, novas rodas, e os amortecedores VPS foram substituídos por Öhlins.

    Recentemente, o carro voltou a aparecer publicamente no evento Monterrey Car Week, que aconteceu em agosto na Califórnia, EUA. Além de ter ficado exposto no evento, o carro chegou a dar algumas voltas no autódromo de Laguna Seca. Tudo indica que, daqui em diante, esse carro deve ser usado em pistas ao redor do mundo com maior frequência.

    No Instagram, o atual dono do carro tem publicado vídeos e fotos recentes dele:

    https://www.instagram.com/reel/C_JLciVSWds/?igsh=MXdna2k0NXA2bDFvcA==

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