Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Hyundai Creta foi o carro mais vendido no varejo em 2023; veja ranking

    Esta é a primeira vez que um SUV chega à liderança do ranking geral de varejo

    Hyundai Creta
    Hyundai Creta Divulgação

    Thiago Venturacolaboração para a CNN

    Se pelo terceiro ano seguido a Fiat Strada foi o carro mais vendido do Brasil, a análise segmentada dos números revela uma outra realidade. De acordo com o balanço atualizado da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o Hyundai Creta é o carro mais vendido de 2023 no segmento varejo, ou seja, para consumidores finais pessoa física. O modelo teve 59.080 emplacamentos no acumulado. Foi a primeira vez que um SUV termina o ano na liderança do ranking geral de varejo.

    O carro da marca coreana superou o concorrente mais próximo, o Chevrolet Onix, que registrou 58.463 vendas. O pódio do varejo automotivo brasileiro em 2023 tem ainda o Volkswagen Polo em terceiro lugar, com 44.742 unidades vendidas.

    O ranking dos 10 carros mais vendidos no varejo também apresenta a presença marcante de SUVs, com o Volkswagen T-Cross em sétimo, e Toyota Corolla Cross em oitavo. Completando a lista, temos o sedã médio Toyota Corolla em nono e a Fiat Strada em décimo lugar.

    Carros mais vendidos no varejo em 2023

    1. Hyundai Creta: 59.080 unidades
    2. GM Onix: 58.463 unidades
    3. VW Polo: 44.742 unidades
    4. Honda HR-V: 44.010 unidades
    5. GM Tracker: 41.894 unidades
    6. Hyundai HB20: 39.465 unidades
    7. VW T Cross: 35.819 unidades
    8. Toyota Corolla Cross: 34.648 unidades
    9. Toyota Corolla: 32.050 unidades
    10. Fiat Strada: 32.634 unidades
    11. Fiat Pulse: 31.983 unidades
    12. Fiat Fastback: 31.954 unidades
    13. VW Nivus: 30.811 unidades
    14. Toyota Hilux: 30.422 unidades
    15. Nissan Kicks: 30.335 unidades
    16. GM Onix Plus: 30.006 unidades
    17. Fiat Argo: 29.832 unidades
    18. Jeep Compass: 25.688 unidades
    19. Fiat Mobi: 25.248 unidades
    20. Renault Kwid: 25.064 unidades

    A competitividade entre os modelos reflete as preferências dos consumidores brasileiros, evidenciando a presença robusta de SUVs e hatchbacks compactos no cenário automotivo nacional

    “O ano de 2023 foi muito especial para o Creta. Conseguimos um crescimento forte nos últimos dois meses do ano, emplacando um volume 30% superior ao mesmo período de 2022. Isso garantiu ao Creta uma vantagem bastante expressiva dentro de sua categoria e o levou ao posto de primeiro SUV a liderar o ranking geral do varejo no acumulado do ano”, comemorou Angel Martinez, vice-presidente de Vendas da Hyundai Motor Brasil.

    Varejo x Atacado

    Somados os todos os perfis de compra, os três maiores do Brasil são Fiat Strada, Volkswagen Polo e Chevrolet Onix. Nesse ângulo, além dos consumidores PF, também incluem vendas para empresas, frotistas e governo. Seriam então, Creta, Onix e Polo os verdadeiros preferidos do consumidor final?

    A premissa não chega a ser errada, mas não explica o cenário da forma correta. Isso porque tradicionalmente alguns tipos de veículos, como as picapes, são vendidas na modalidade ‘produtor rural’. Além disso, há categorias como PcD, taxistas e outros que se enquadram em venda direta junto à fabricante.

    Por fim, as próprias montadoras realizam algumas ofertas e promoções, voltadas ao consumidor final, mas que o produto é faturado via venda direta. Dessa forma, o varejo revela sim uma tendência do consumidor, mas o resultado final importa (e muito!).