Honda Civic americano ganha motor 2.0 híbrido igual ao brasileiro
Linha 2025 do modelo estreia nos Estados Unidos com leve facelift, mas estrela é o conjunto mecânico híbrido pleno que faz até 21 km/l
Quando a 11ª geração do Honda Civic chegou ao Brasil importada da Tailândia, em 2023, ela estava — e ainda está — disponível exclusivamente com o motor 2.0 de 143 cv aliado a outros dois motores elétricos (um gerador e outro de 184 cv), além de uma pequena bateria de 1 kWh. Esse conjunto híbrido pleno chega agora aos Estados Unidos, junto com uma reestilização de meio de vida.
Normalmente, os carros são lançados nos EUA e em outros países e chegam ao Brasil depois. No entanto, com o Civic híbrido ocorreu o contrário.
A motorização híbrida, que nos EUA é homologada com 203 cv e 32,1 kgfm combinados, será exclusiva das versões topo de linha Sport Hybrid e Sport Touring Hybrid. Essa diferença de potência ocorre devido ao processo de homologação distinto entre os dois países.
Como no sistema do Civic o motor a combustão só traciona o carro durante velocidades de cruzeiro mais elevadas, os motores não trabalham em conjunto. Por esse motivo, ele não tem potência combinada declarada no Brasil.
O que não muda é a economia do conjunto mecânico, podendo fazer em média 21 km/l em ciclo misto, de acordo com a Honda.
As versões mais básicas, LX e Sport, terão sob o capô um motor 2.0 aspirado de 160 cv e 19 kgfm. O Civic Si e o Type R, as variantes esportivas, seguem em alterações.
Disponível nas carrocerias sedã e hatch, o Civic americano teve pequenas alterações visuais. A grade ficou um pouco maior na parte superior, enquanto a metade inferior tem novo formato hexagonal. Enquanto isso, a entrada de ar do para-choque foi modificada, ganhando novo formato.
Na parte de trás, as mudanças foram ainda mais discretas: apenas as lanternas ganharam uma nova máscara escurecida.
As versões híbridas ainda têm como destaque rodas de 18’’ exclusivas e guarnição na cor da carroceria em volta dos faróis e no divisor dianteiro. Esse é apenas um facelift de meio de vida, por isso, as alterações são bem contidas.
O design geral da cabine não sofreu alterações, mas o Civic ganhou alguns equipamentos para melhorar a vida a bordo. Entre elas, está a nova central multimídia de 9’’ com Google integrado, Android Auto e Apple CaPlay, e também entradas USB do tipo C, ambas exclusivas para os topo de linha híbridos.
Nos EUA, o Civic sedã 2025 chega em junho, com as versões híbridas custando a partir de U$ 30 mil (cerca de R$ 157 mil). O hatch só começará a ser vendido no início de 2025.