GM e Honda expandem parceria em veículos elétricos
Montadoras disseram que o novo acordo foca em veículos elétricos "acessíveis"
A General Motors (GM) e a Honda disseram nesta terça-feira que desenvolverão em conjunto uma série de veículos elétricos, o que permitirá a produção de milhões de carros a partir de 2027.
O anúncio expande a parceria entre as empresa, que inclui o início da fabricação de dois SUVs elétricos pela GM para a Honda a partir de 2024 – o Honda Prologue e um modelo Acura.
As montadoras disseram que o novo acordo foca em veículos elétricos “acessíveis”, incluindo crossover compactos, construídos usando a tecnologia de bateria Ultium, da GM.
As empresas não disseram quanto estão investindo como parte da nova colaboração.
O vice-presidente executivo da GM, Ken Morris, disse em uma teleconferência que o preço dos veículos vão ficar abaixo dos 30.000 dólares planejados para o SUV elétrico Chevrolet Equinox.
As empresas disseram que também discutirão uma futura colaboração em tecnologia de baterias para veículos elétricos em um esforço para reduzir os custos.
“A GM e a Honda compartilharão nossas melhores estratégias de tecnologia, design e fabricação para fornecer veículos elétricos acessíveis e desejáveis em escala global, incluindo aos nossos principais mercados na América do Norte, América do Sul e China”, disse a presidente-executiva da GM, Mary Barra, em comunicado.
A montadora japonesa possui uma participação na subsidiária de carros autônomos Cruise, da GM, e as empresa estão desenvolvendo em conjunto o veículo elétrico autônomo Cruise Origin. As companhias também têm uma joint venture para desenvolvimento e produção de sistemas de células de combustível de hidrogênio em uma fábrica na cidade norte-americana de Brownstown.