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    GM avança em vendas nos EUA enquanto escassez de chips afeta Toyota

    Ambas montadoras — juntamente com Stellantis, Hyundai, Honda e Nissan — devem relatar um declínio nas vendas trimestrais, exceto a Ford, segundo dados da Cox e TrueCar

    da Reuters

    A norte-americana General Motors está pronta para vender mais que a japonesa Toyota Motor no segundo trimestre, mesmo com as vendas das principais montadoras dos Estados Unidos caindo devido à escassez de autopeças e componentes eletrônicos, dizem analistas do setor.

    A GM, que perdeu sua coroa de líder de vendas de automóveis nos Estados Unidos no ano passado pela primeira vez desde 1931 para a Toyota, também deve vender o maior número de veículos novos no trimestre entre todas as grandes montadoras, segundo a Cox Automotive.

    A Toyota foi uma das montadoras mais atingidas este ano pela escassez de chips e lockdowns na China — que também afetaram outras montadoras — que forçaram a empresa a cortar repetidamente a produção, lançando uma nuvem sobre suas metas para o ano.

    A GM, em contrapartida, parece ter se saído melhor. No início deste mês, reafirmou meta de aumentar a produção de veículos em 2022 em 25% a 30%.

    As duas montadoras — juntamente com Stellantis, Hyundai, Honda e Nissan — devem relatar um declínio nas vendas trimestrais, exceto a Ford, segundo dados da Cox e TrueCar.

    Funcionários da Cox disseram que a Ford, que divulga as vendas de junho na terça-feira, administrou seus estoques melhor do que a maioria das outras empresas e também está se recuperando das dificuldades do ano passado.

    A Tesla será a única grande marca a aumentar as vendas no primeiro semestre do ano, disse a Cox.

    “Estou preocupado que o consumidor esteja perto do ponto de inflexão de estar convencido de que estamos em recessão e se comportando assim”, disse o economista-chefe da Cox, Jonathan Smoke, no início desta semana.

    “Uma recuperação na produção de veículos em 2022 parece altamente improvável neste momento”, disse a diretora executiva da consultoria focada em indústria automotiva Edmunds, Jessica Caldwell.

     

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