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    Fusca evoca memórias do passado, mas, no México, ainda é parte do presente

    Reinventado e revigorado por seu legado cultural, o México é um dos poucos lugares restantes onde a febre do Fusca, chamado lá de "Vocho", ainda existe

    Gordon Cole-Schmidtda CNN

    No mundo de hoje, com carros autônomos, ignições sem chave e portas de carregamento, é difícil imaginar o quão grande o pequeno Volkswagen Fusca foi.

    Mas no México, onde o último Fusca saiu da linha de produção da Volkswagen em Puebla em 2003, o carro ousado continua vivo.

    Reinventado e revigorado por seu legado cultural, o México é um dos poucos lugares restantes onde a febre do Fusca ainda existe.

    A carroceria curva e colorida, junto com o motor traseiro refrigerado a ar, o elevou a um nível de fama que nenhum carro a gasolina alcançará novamente. Enquanto histórias afetuosas do veículo adorável permanecem em nossas memórias, o que foi uma vez o carro mais vendido do mundo praticamente desapareceu das estradas americanas, relegado a museus automotivos e pátios de colecionadores.

    Patrulhando as ruas extensas da Cidade do México, atravessando montanhas em Oaxaca, e operando como um caminhão de comida, o “Vocho” nunca deixou o palco.

    Momentos antes de ser interrompido pelo ronco característico de um “Vocho” chegando ao maior evento da Volkswagen no estado central mexicano de Hidalgo, o presidente do ‘Ixmi Volks Club’, Jesus Delgado, disse à CNN: “Quando ouço o motor de um Vocho, vejo minha esposa acenando para mim a caminho das lojas. Vejo a alegria no rosto do meu filho quando o levei para sua primeira aula de direção.”

    O primeiro Fusca chegou ao México em 1954 como parte de uma exposição para mostrar o crescimento industrial da Alemanha. As vendas aumentavam lentamente nos Estados Unidos, mas a Volkswagen lutava contra o sentimento anti-alemão pós-guerra.

    Hitler havia encarregado Ferdinand Porsche de fabricar um carro pequeno e acessível, mas a produção comercial foi interrompida pela Segunda Guerra Mundial. Ela só recomeçou em 1945, quando forças aliadas descobriram os restos de uma fábrica de carros na Alemanha, onde um único Fusca estava estacionado entre os escombros.

    Uma ideia brilhante do publicitário judeu-americano Julian Koenig mudou a maré da Volkswagen. Com sua equipe de publicitários de Madison Avenue, ele lançou a icônica campanha “Thinking Small”, que desviou a atenção do público americano de carros familiares caros para uma nova realidade de carros pequenos e mais acessíveis.

    Ninguém poderia prever a evolução improvável do Fusca em um símbolo contracultural e talismã do movimento flower power nos EUA. Durante a Guerra do Vietnã, o Fusca se tornou um símbolo poderoso de um movimento social gerado por protestos anti-guerra, representando “paz e amor” durante a era.

    Até 1972, era o carro mais produzido do mundo, beneficiando-se da fama mainstream do filme “The Love Bug” da Disney.

    Quando a Volkswagen encerrou a produção em 2003 devido à queda nas vendas, o Fusca já havia sido fabricado no México por mais anos do que na Alemanha. Desde então, leis mais rigorosas de poluição do ar e custos crescentes de combustível foram gradualmente tirando-o das estradas da Europa e dos EUA, onde o carro encerra seu capítulo final como um brinquedo para ricos e famosos.

    No México, você nunca está longe de avistar as curvas originais do carro e o ronco do motor traseiro. Jose Luis, que restaura Vochos há 40 anos, ficou “profundamente triste” com a decisão de parar a produção.

    Ele afirma que, embora as peças sejam agora mais caras e difíceis de encontrar, o apetite das pessoas para possuí-los e dirigi-los no México permanece inalterado.

    Para a renomada artista visual mexicana Betsabeé Romero, o carro tem sido fundamental em sua carreira. Em seu estúdio nos arredores da Cidade do México, ela está ao lado de cinco cascas de Vocho que irá fundir para criar uma ponte representando a jornada migratória. “O Vocho é um símbolo do nosso legado e algo com que todos podemos nos identificar”, disse ela. Fabricantes de carros modernos enfrentam um enorme desafio para criar um veículo que possa alcançar um nível semelhante de atenção global, mas se será possível recriar o status cult incomparável do Volkswagen Fusca ainda é uma incógnita.

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