Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ford Escort de 1ª geração e outros clássicos voltam a ser produzidos

    Empresa britânica Boreham Motorworks vai retomar produção de veículos seguindo projetos originais

    João Vitor Ferreiracolaboração para a CNN

    O Ford Escort tem um carinho especial dos brasileiros e dos europeus. Por aqui, ele chegou em 1983, já na terceira geração, sendo o primeiro carro mundial da montadora em nosso mercado. Já no Velho Continente, o modelo ajudou a marca a ganhar fama nos campeonatos de rali. Agora, cerca de 50 anos após o fim de sua produção, o Escort voltará a uma linha de produção, praticamente, do mesmo jeito que foi concebido em sua primeira geração, vendida entre 1967 e 1975.

    A empresa britânica Boreham Motorworks fechou um contrato com a Ford, dando-lhe permissão de reviver antigos clássicos da montadora americana. Eles serão divididos em dois “tipos”. O primeiro são cópias exatas, que seguem à risca o projeto original dos modelos. É o caso do Escort.

    No teaser apresentado pela Boreham, é possível ver que há faróis de LED destacados no Escort, sendo possível afirmar que alguns detalhes serão modernizados. Mas, para se manter fiel, até mesmo a numeração do chassi será continuada a partir da onde a Ford parou.

    O segundo tipo será composto por modelos clássicos completamente retrabalhados. Esse processo pega um carro clássico e recria seu projeto, trazendo-o para um contexto atual. No meio automotivo esse processo é conhecido como “restomod”.

    Para esse segundo grupo, a Boreham irá recriar o Ford RS200, outro ícone dos ralis . Nesse caso, a montadora promete fazer um projeto mais moderno, com telas e outros equipamentos que já se tornaram comuns nos carros do século 21.

    Porém, algumas tradições serão respeitadas no segundo tipo. No caso do RS200, o layout de motor central e a tração integral continuarão na releitura do clássico.

    O RS200 será o primeiro a ser comercializado e tem como objetivo homenagear os 40 anos do clássico. O Escort chega depois, mas ambos ainda não têm data definida de lançamento e serão feitos em uma “tiragem muito limitada”, o que deve influenciar o valor final.

    O fato é que a empresa já começou a aceitar os pedidos, e as entregas estarão disponíveis para Estados Unidos, Canadá, América do Sul, Reino Unido, Europa, Oriente Médio e Ásia. A empresa garante que todas as unidades estarão legalizadas para rodar nas ruas.

    Além da dupla, a Boreham já anunciou que aproveitará o acordo para trazer mais clássicos de volta à vida. Serão, pelo menos, mais cinco modelos, selecionados entre os “ícones historicamente mais significativos de estrada, corrida e rali” da Ford.

    Tópicos