Fiat estreia sistema autônomo nível 2 com novas versões do 500e nos EUA
Inspiradas na beleza e cultura italiana, modelos são os primeiros a ter nova tecnologia de apoio à condução na América do Norte
Os americanos acabam de ganhar duas novas edições especiais do compacto elétrico Fiat 500e, que, segundo a fabricante, são inspirados em dois traços culturais muito típicos da Itália: a beleza e a música.
As duas novas versões serão as responsáveis por estrear o sistema de condução autônoma de nível 2 da Fiat na América do Norte. A tecnologia combina controle de cruzeiro adaptativo e Lane Keep Assist para auxiliar o motorista em estradas selecionadas. A montadora também afirma que o 500e é o único carro do seu segmento com um sistema deste nível nos Estados Unidos.
A primeira e mais simples versão é a 500E Inspired by Beauty. O maior destaque é a pintura exclusiva em ouro rosa. Para adicionar ainda mais estilo, as molduras dos faróis diurnos foram cromadas, enquanto os retrovisores ganharam uma capa pintada na cor do veículo.
Por dentro, a Fiat usou tons de bege claro nos bancos de couro sintético. O painel é revestido com o mesmo material, enquanto o volante recebe um tratamento para ficar com o toque mais macio.
Já a versão Inspired by Music não ousa tanto nas cores. Como quem vai para uma ópera, a variante veste um elegante e básico terno preto, já que o maior trunfo do carro está no interior. Para agradar os amantes da música, a Fiat se uniu ao tenor italiano Andrea Bocelli, e a JBL para criar um exclusivo sistema de som com sete alto-falantes e um subwoofer.
O sistema tem quatro modos diferentes, que alteram a experiência dos passageiros. O modo “My Music Room” tenta trazer algo mais intimista, fazendo com que os passageiros se sintam como se o artista estivesse tocando bem na sua frente. Já o modo “My Music Studio” tenta reproduzir a experiência de estar dentro de um estúdio de gravações.
Há ainda os modos “Giuseppe Verdi Opera House, Pisa” e “Open-Air Arena“, que transportam os ouvintes para dois ambientes diferentes. O primeiro, como o nome sugere, leva os passageiros para dentro do famoso teatro italiano. Enquanto o outro tenta simular o som de arenas e estádios que recebem grandes shows musicais.
De resto, tudo no 500e se mantém igual ao que temos no modelo vendido por aqui. Isso significa que ele mantém a motorização de 119 cv e 22,33 kgfm, que faz o compacto acelerar de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos. A bateria tem 42 kWh garante até 240 km de autonomia e pode ser carregada de 0% a 80% em aproximadamente 15 minutos, usando carregadores rápidos DC de 85 kW.
As novas versões do 500e chegam aos EUA na segunda metade deste ano, cada uma custando US$ 36 mil, aproximadamente R$ 179.000.
No Brasil, desde que foi lançado em 2021, o compacto segue sem receber novidades e sendo vendido em versão única. Uma variante desenvolvida pela Abarth, divisão esportiva da Fiat, estava prometida para o final de 2023, e foi adiada para este ano, mas ainda não há uma data certa para o lançamento.