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    BMW oferece serviço de assinatura para aquecer bancos de carros de britânicos

    Serviço custará aos motoristas britânicos £10 por mês, o equivalente a cerca de R$ 65

    Peter Valdes-Dapenado CNN Business

    A BMW está oferecendo a motoristas britânicos a opção de usufruir de um assento aquecido por uma assinatura mensal.

    Claro, ainda é possível ter bancos aquecidos da maneira normal —basta comprá-los como opcionais quando for adquirir o carro.

    Mas para as pessoas que não fizeram isso, ou que compraram um carro usado sem o recurso, a BMW irá habilitá-lo por uma taxa mensal para que o motorista possa experimentar o que é ter um bom assento quente num dia frio.

    Assentos aquecidos, comprados por assinatura, custarão aos motoristas britânicos £10 por mês, o equivalente a cerca de R$ 65.

    Os executivos da BMW têm falado por anos sobre planos para oferecer certos recursos, incluindo, sim, bancos aquecidos por assinatura.

    As bobinas de aquecimento e outros equipamentos necessários para realmente aquecer os assentos já estão no carro, mas os proprietários podem, se desejarem, pagar uma taxa mensal à BMW para permitir que eles realmente funcionem.

    Os benefícios seriam comprar o carro com um preço inicial mais baixo e ter a possibilidade de só pagar pelo recurso quando ele for necessário, como no inverno. Além disso, o segundo ou terceiro proprietário poderia pagar —ou não— pelos recursos desejados.

    Naturalmente, se os motoristas que optam pelo programa não fizerem seus pagamentos, a BMW desligará seus assentos aquecidos.

    Os recursos oferecidos por assinatura variam de acordo com o mercado, disse a montadora. Bancos aquecidos foram citados como um exemplo de algo que não seria oferecido por assinatura nos Estados Unidos, porque os clientes de carros de luxo norte-americanos não esperam ter de pagar mensalmente por isso como fazem com a Netflix.

    Mas volantes aquecidos poderiam ser oferecidos por um plano parecido, comentou a BMW em 2020. No entanto, isso ainda não aconteceu.

    Alguns outros recursos já estão sendo oferecidos por assinatura nos Estados Unidos. Atualmente, os proprietários norte-americanos podem comprar a “partida remota” separadamente, funcionalidade que permite aos motoristas ligar o motor a uma certa distância, para que o carro possa aquecer.

    Outra função que também está disponível por assinatura é a chamada “BMW Drive Recorder”, que usa as câmeras externas do carro (que são normalmente usadas para recursos como assistência de manutenção de faixa) para fazer gravações de vídeo como uma câmera de painel.

    Os recursos são oferecidos em uma loja virtual chamada BMW ConnectedDrive Store, que inclui certas funcionalidades do carro sob o título de BMW Functions on Demand.

    “Com o BMW Functions on Demand, os clientes poderão explorar novos recursos baseados em software por um curto prazo ao comprar um teste, adquirir esse recurso por um período ou de forma vitalícia para o veículo”, explicou por e-mail o porta-voz da BMW Alexander Schmuck.

    Os recursos que forem pagos quando o veículo for comprado não estarão posteriormente disponíveis por assinatura. A proposta é simplesmente uma maneira para donos de carros BMW, e talvez segundos e terceiros proprietários, experimentarem recursos que podem não ter sido “desbloqueados” quando o veículo foi comprado pela primeira vez.

    As assinaturas de recursos automotivos não se limitam à BMW.

    Outras marcas

    A Subaru também cobra uma taxa mensal por uma função de partida remota via aplicativo (embora também venda a partida remota ilimitada por um custo inicial mais alto), e a Tesla usou por anos um software para limitar artificialmente a capacidade de bateria em seus modelos mais acessíveis, às vezes desbloqueando uma capacidade maior em certas situações.

    Outras montadoras também falaram sobre cobrar mensalidades por tecnologias atualizadas regularmente, como sistemas avançados de assistência de direção e navegação.

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