Documento de carro será 100% digital em 2021 em São Paulo
O Certificado de Registro de Veículo (CRV) e o Certificado de Licenciamento (CRLV) serão unificados em um único documento digital, disponível via aplicativo
A digitalização chegou ao mundo automotivo. Proprietários de carros de São Paulo já podem ter os documentos veiculares unificados no celular.
Desde a última segunda-feira (4), começou a valer a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que unifica as documentações em formato eletrônico. O aplicativo é nacional, porém, segundo Detran-SP, cada estado pode decidir se irá ou não aderir à mudança.
O novo documento chamado CRLV-e junta o Certificado de Registro de Veículo (CRV) e o Certificado de Licenciamento (CRLV). Ou seja, funciona como um substituto do documento verde obrigatório que você precisa carregar na carteira toda vez que sai de carro.
De acordo com o Detran-SP, essa resolução pretende trazer mais praticidade ao cidadão, que poderá acessar a documentação de seu automóvel diretamente de seu smartphone, evitando o antigo documento impresso em papel verde.
Leia também:
Preço da comida não deve subir tanto em 2021 — mas vai continuar alto
IPVA 2021: pagamento antecipado de cota única começa nesta segunda (4) em SP
Esse novo documento poderá ser expedido por todos os condutores após a quitação de débitos, encargos e multas de trânsito.
Para fins de fiscalização do novo CRLV-e, o condutor pode apresentar o documento em sua versão digital, via aplicativo, ou mesmo imprimi-lo em papel comum. A impressão, porém, não é obrigatória.
Tire suas dúvidas sobre a nova documentação
O documento de transferência do seu carro em papel verde continuará válido?
Sim, para todos os veículos adquiridos antes do dia 4 de janeiro de 2021.
Adquiriu um veículo após o dia 4 de janeiro de 2021?
O Documento de Transferência do seu Veículo já será totalmente digital.
Vendeu o seu veículo após o dia 4 de janeiro de 2021 e possui o documento verde?
O procedimento continuará igual ao atual. A entrega do CRV original com reconhecimento de firma (ou nota fiscal e decalque do chassi-veículo zero km) continua obrigatória no momento de compra e venda, mediante agendamento pelo portal do Detran ou Poupatempo.
Vendeu o seu veículo após o dia 4 de janeiro de 2021 e possui o documento digital?
É necessário solicitar a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo em meio digital (ATPV-e).
*Com supervisão de Natália Flach