Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Conheça 7 carros que homenageiam os Povos Indígenas do Brasil

    Dia dos Povos Indígenas é lembrado também pelo mundo do automobilismo

    Thiago Venturacolaboração para a CNN

    Neste 19 de abril, o Brasil celebra o Dia dos Povos Indígenas, conhecido anteriormente como “Dia do Índio”. Foi a partir de uma lei de 2022 que alterou-se o nome para ressaltar a rica diversidade das culturas dos povos originários do Brasil.

    No universo automobilístico, montadoras prestaram homenagem aos povos originários brasileiros por meio de nomes e modelos de carros ao longo dos anos. Embora o uso de nomes de elementos de culturas indígenas para batizar produtos vendidos comercialmente seja controverso, pode ser uma forma de reconhecer sua importância na construção da identidade nacional.

    Confira sete carros que homenageiam os Povos Indígenas brasileiros:

    Brasinca 4200 GT Uirapuru

    O Uirapuru, produzido pela Brasinca entre 1964 e 1967, foi um dos primeiros carros de alta performance fabricados no Brasil. Equipado com motor seis cilindros de origem Chevrolet, o Uirapuru recebeu esse nome em homenagem a uma família de pássaros típicos do Brasil, cujo nome vem do tupi-guarani.


    Gurgel Xavante

    A Gurgel, conhecida por homenagear a cultura brasileira em seus modelos, lançou o Xavante nos anos 70 – um SUV compacto. O nome Xavante é uma referência ao povo indígena brasileiro de mesmo nome, que atualmente se concentra em terras indígenas no Mato Grosso.

    Gurgel X12 Xavante: clássico do off-road nacional
    Gurgel X12 Xavante: clássico do off-road nacional / Reprodução

    Fiat Doblò Adventure Xingu

    A Fiat lançou a série especial Xingu da Doblò Adventure em 2012 como uma homenagem ao filme Xingu, dirigido por Cao Hamburger, que narra a criação do Parque Nacional do Xingu. A série especial incluía elementos de design inspirados no filme, como adesivos decorativos e bancos com bordados alusivos.

    Gurgel Carajás

    Os Carajás, indígenas que habitam a região dos rios Araguaia e Javaés, inspiraram o nome do maior SUV fabricado pela Gurgel entre 1984 e 1995. O Carajás foi equipado com motores Volkswagen e oferecido em diferentes versões para atender às demandas do mercado da época.

    Gurgel Carajás
    Gurgel Carajás / Reprodução

    Iveco VBTP-MR Guarani

    Desenvolvido em parceria com o Exército Brasileiro, o Guarani é um blindado de transporte de pessoal médio sobre rodas fabricado pela Iveco. O nome Guarani é uma homenagem a um dos maiores povos indígenas da América do Sul, que além do Brasil, possuem história habitando a Argentina, o Uruguai e o Paraguai.

    ista parcial interna da fábrica de veículos blindados Guarani, da Iveco, em Sete Lagoas, Minas Gerais. – Crédito:MARCELO PRATES/HOJE EM DIA/AE/

    Volkswagen Tupi

    O Volkswagen Fox, lançado no Brasil como uma substituição moderna para o Gol, foi inicialmente planejado para ser chamado de Tupi, em homenagem aos povos indígenas. Contudo, devido a questões de pronúncia em inglês, o nome foi alterado para Fox antes do lançamento oficial.

    Protótipo do carro que seria lançado posteriormente como Fox
    Protótipo do carro que seria lançado posteriormente como Fox / Arquivo VW

    Chevrolet Marajó

    Produzida pela General Motors no Brasil, a Marajó foi uma perua derivada do Chevette, baseada no Opel Kadett Caravan europeu. Seu nome homenageia a maior ilha fluviomarinha do mundo, localizada no estado do Pará, cujo nome tem origem nas observações dos povos indígenas da região.

    Chevrolet Marajó fez homenagem a ilha de mesmo nome no estado do Pará
    Chevrolet Marajó fez homenagem a ilha de mesmo nome no estado do Pará / Reprodução

     

    Tópicos