Como saber se o carro está com suspensão comprometida?
Proprietário do automóvel sempre será melhor pessoa para detectar eventuais ruídos


Andar diariamente com barulhos na suspensão é algo que incomoda qualquer motorista. Além de ser um desagradável, isso ainda prejudica o desempenho do carro, provocando redução da estabilidade. Por isso, é preciso manter os componentes da suspensão em dia.
O proprietário do automóvel sempre será a melhor pessoa para detectar eventuais ruídos. Ao rodar todos os dias, será mais fácil para o motorista identificar os barulhos na suspensão.
Uma das formas para identificar um problema é flexionar o veículo, empurrando-o para baixo. Se passar de uma volta e meia da suspensão, isso pode indicar que o amortecedor não está funcionando como deveria.
Uma segunda dica é observar manchas de óleo perto das rodas. Caso o amortecedor esteja estourado, vai ficar a mancha no chão, como um alerta de problema.
Caso haja problemas, o técnico em Automobilística Anderson Cesar Lira aconselha levar o carro na oficina para verificar todas as partes que compõem o conjunto. Pivôs, borrachas, caixa de direção, são alguns exemplos.

Reparo da suspensão
“Existem equipamentos que colocam o carro em uma máquina que simula ele em pista e o técnico observa [o problema] em tempo real”, explica Lira. Ele ainda ressalta que esse tipo de ferramenta só existe em oficinas especializadas.
De forma geral, nas oficinas tradicionais, o diagnóstico pode ser feito de maneira audível, mas também visual. Marcas de pancada, manchas de óleo, coifa rasgada são alguns sinais de problemas.
O especialista ainda afirma que no caso de problemas do amortecedor, é preciso trocar o par. “Nunca trocar só um”, diz.

“O mecânico experiente já consegue fazer um pré-diagnóstico só pelo desgaste da banda de rodagem do pneu. Com isso, ele já tem uma noção do que pode ser o defeito”, acrescenta.
O preço para um conserto de uma suspensão tem muitas variantes. Mas, no caso dos carros mais populares, Cesar Lira explica que pode ficar na patamar de R$ 1.600
Sem ir à oficina: 5 itens para verificar no carro ainda na garagem