Citroën C3 You é hatch com motor turbo mais barato do Brasil
Veículo tem acabamento espartano, mas compensa com motor 1.0 turbo de 130 cv
A chegada do novo Citroën C3 You no mercado automobilístico brasileiro já consolidou o veículo como o hatch com motor turbo mais barato do país. A marca oferece a nova versão topo de linha por R$ 95.990. Confira abaixo tudo o que se sabe sobre o veículo.
O modelo, lançado na terça-feira (20), agora equipado é equipado com motor 1.0 turbo de 130 cavalos quando abastecido com etanol, e 125 cavalos com gasolina. O câmbio é automático do tipo CVT que simula sete marchas. Com o torque de 200 Nm, o C3 Turbo promete entregar um desempenho ágil, especialmente em baixas rotações, o que é uma vantagem significativa para o uso urbano e em estradas.
O novo motor de três cilindros turbo é o destaque desta versão. O Citroën C3 You demonstra desempenho robusto, seja rodando por estradas de asfalto bem conservadas ou em trechos de terra, com subidas íngremes e terrenos off-road leves.
O motor mostra capacidade notável de resposta, proporcionando sensação de segurança ao motorista durante ultrapassagens e manobras mais exigentes.
A configuração de 1.0 litro turbo pode gerar alguma desconfiança, mas, na verdade, é mais forte e econômica do que o motor 1.6 aspirado que substitui.
O câmbio automático tipo CVT, que simula sete marchas, também merece atenção. O conjunto já é conhecido por sua eficiência em modelos como o Fiat Pulse e o Peugeot 208, ambos da Stellantis.
No entanto, a ausência de borboletas para troca de marchas atrás do volante, especialmente em uma versão que visa ser a topo de linha, é notada.
Outro ponto positivo do veículo é altura do solo de 18 cm. O modelo não é um SUV, mas essa altura o ajuda na hora de encarar bem uma estrada de terra.
O C3 Turbo também oferece uma posição de dirigir elevada, o que pode atrair consumidores que buscam a sensação de maior segurança ao dirigir em terrenos variados.
Apesar das vantagens listadas, o acabamento interno é espartano. O painel de instrumentos, que poderia ter mais sofisticação, especialmente na versão topo de linha, e a falta de um conta-giros, são pontos que podem desagradar alguns consumidores. A tela multimídia é funcional, mas o conjunto geral em refinamento.
Na segurança, o modelo oferece apenas dois airbags frontais, o mínimo exigido por lei, além de controle de tração e estabilidade. Para um carro que se posiciona como uma opção topo de linha com motorização turbo, a ausência de mais airbags, especialmente laterais, chama a atenção em comparações.