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    Chinesa BYD assume fábrica da Ford na Bahia para produção de veículos elétricos e híbridos

    Previsão é de que veículos devem começar a ser produzidos no segundo semestre de 2024; empreendimento deve consumir R$ 3 bilhões

    Amanda Sampaioda CNN

    A montadora chinesa BYD vai assumir a antiga fábrica da Ford em Camaçari (BA), informou o governo do estado.

    Os detalhes da operação serão revelados nesta terça-feira (4) pelo governador, Jerônimo Rodrigues (PT), e pela vice-presidente global da companhia, Stella Li, em evento no Farol da Barra, em Salvador.

    A assessoria do governo baiano informou que a expectativa é de que o complexo industrial da BYD inicie a produção de veículos no segundo semestre de 2024.

    Além do anúncio, devem ser apresentados investimentos do grupo chinês no estado e detalhes da implantação das três unidades fabris que irão produzir chassis de ônibus, caminhões elétricos, veículos de passeio elétricos e híbridos e processamento de lítio e ferro fosfato.

    As negociações acerca da compra da antiga fábrica da Ford pela montadora chinesa foram iniciadas em 2022, num empreendimento que deve consumir R$ 3 bilhões, segundo a BYD.

    As tratativas foram feitas após reuniões na China e no Brasil com executivos do grupo, o governador do estado e o presidente Lula.

    Procurada pela CNN, a Ford confirmou que está em processo de negociação para a venda da fábrica de Camaçari. No entanto, afirmou não ter “nada de concreto” para anunciar.

    Fábricas fechadas

    A Ford anunciou em janeiro de 2021 o fim da produção de carros no Brasil e o fechamento das fábricas em Taubaté (SP), Horizonte (CE) e Camaçari (BA). O pólo baiano era responsável pela entrega dos modelos EcoSport e Ka.

    A montadora norte-americana já havia anunciado, em 2019, o fim da produção na fábrica de São Bernardo do Campo (SP).

    À época, em comunicado emitido à CNN, a Ford afirmou que “a pandemia de Covid-19 amplificou a persistente capacidade industrial ociosa e a queda nas vendas, que resultaram em anos de perdas significativas”.

    Em 2022, a montadora vendeu apenas 20,5 mil unidades – número 44,8% menor em comparação a 2021 e 90% abaixo ao registrado na pré-pandemia, segundo dados divulgados pela Fenabrave.

    A empresa perdeu espaço nos últimos anos, especialmente para a sul-coreana Hyundai, que hoje é umas das maiores montadoras do Brasil.

    BYD no Brasil

    Atualmente, a BYD produz ônibus elétricos e painéis fotovoltaicos em Campinas (SP) e tem uma fábrica de baterias para veículos elétricos em Manaus.

    A companhia também tem dois projetos de monotrilho no Brasil, um em Salvador e outro em São Paulo.

    No segundo trimestre de 2023, a montadora ultrapassou a Tesla e registrou vendas recordes de veículos híbridos e elétricos.

    Ao todo, entre abril e junho, a empresa vendeu mais de 700 mil veículos, quase o dobro do número vendido no mesmo trimestre do ano passado e estabelecendo um novo recorde trimestral.

    *Com informações de Laura He, da CNNi, e da Reuters.

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