Chevrolet Spin ganha novo design, mas mantém 1.8 veterano
Minivan tem o painel mais tecnológico dos modelos da Chevrolet no Brasil; nova versão chega às lojas ainda em março
A Chevrolet divulgou nesta quinta-feira (21) imagens e informações da nova Spin 2025, sua minivan de sete lugares. O veículo avançou (e muito) em segurança, design e tecnologia. Por outro lado, a General Motors manteve o conjunto mecânico veterano mesmo diante dos novos motores turbo bem comuns no mercado.
A nova Chevrolet Spin 2025 chega às lojas no final de março. Os preços serão revelados na próxima semana, provavelmente com acréscimo em relação à tabela da linha 2024. O produto chega inicialmente em três versões: LT, LTZ e Premier. A aventureira Activ7 deverá ser lançada posteriormente.
O modelo oferece configurações de cinco e sete lugares, com bancos da segunda fileira corrediços. A versão de cinco lugares possui o maior porta-malas entre os carros de passeio nacionais, com capacidade para 756 litros.
O veículo, que agora a Chevrolet chama de crossover, tem visual renovado que o aproxima dos SUVs urbanos, com linhas mais imponentes. O capô elevado, os faróis e lanternas Full LED, a grade frontal esculpida e as rodas de novo design conferem ao modelo uma aparência mais robusta. A altura do solo também foi aumentada em número ainda não informado.
Do lado de dentro, novo painel bem mais bonito que o atual. O destaque fica por conta da área de instrumentos digital personalizável de 8 polegadas e da central multimídia MyLink de nova geração com tela de 11 polegadas, compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
O Spin 2025 também ganhou bancos com espuma de múltipla densidade, saídas de ar para o banco traseiro e volante com base reta. A disposição da terceira fileira na versão de sete lugares segue como o modelo atual.
Segurança e tecnologia
Um dos grandes avanços é na segurança: o carro vem de série em todas as versões com seis airbags, incluindo bolsas infláveis para a terceira fileira de bancos. A minivan tem ainda novos sistemas avançados como alerta de colisão frontal com detector de pedestres, frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego e assistente de frenagem de urgência.
O bólido é o primeiro Chevrolet nacional a receber o VCS (Virtual Cockpit System), que integra o painel de instrumentos digital à central multimídia. Além disso, o modelo oferece Wi-Fi nativo, carregador de celular por indução e serviços de segurança e conectividade do sistema OnStar.
Motor
A GM evoluiu bastante a segurança e tecnologia da Spin, mas esqueceu do motor. O carro segue com o veterano motor 1.8 Flex SPE/4 ECO com 111 cv e 17,7 kgf.m de torque. A GM diz que o carro ficou 11% mais econômico.
Isso acontece porque o carro passa a adotar um novo módulo de gerenciamento eletrônico, com o dobro da capacidade de processamento – o mesmo utilizado pelo Tracker. Segundo a fabricante, o Spin 2025 acelera de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos (gasolina) ou 11 segundos (etanol). A dirigibilidade também foi aprimorada com ajustes na suspensão e na direção elétrica.
De acordo com o Inmetro, o carro faz 13,4 km/l na estrada e 10,5 km/l na cidade (com gasolina). Se usar apenas etanol, as médias são de 9,3 km/l e 7,3 km/l, respectivamente.