Chevrolet S10 2025 evolui com novo visual e inteligência artificial
Picape média é um dos veículos mais longevos do país, completando 28 anos no mercado nacional em 2024
Com tantas novidades no mercado automotivo, às vezes nos surpreendemos ao relembrar a historia: a Chevrolet S10 é um dos carros mais longevos do Brasil. A picape média está no mercado desde 1996 e para manter-se ativa no segmento acaba de receber um novo visual e novidades tecnológicas e mecânicas. Conferimos de perto o produto em uma viagem de quase 300 quilômetros entre Brasília e Pirenópolis (GO). Agora, a picape começa a chegar às lojas de todo o Brasil em sua gama completa de versões.
A nova S10 2025 tem design que se aproxima da linguagem visual recente da Chevrolet, com mudanças na parte frontal e na cabine. Os faróis de LED deram lugar a luzes estreitas, enquanto a grade está menor e dividida por uma barra cromada. Na traseira, a mudança mais significativa é o nome da marca em baixo relevo, semelhante ao padrão da Silverado.
Na parte de dentro, a cabine apresenta um quadro de instrumentos digital e a nova central multimídia MyLink, com telas integradas de 8″ e 11″, respectivamente. O volante também foi atualizado com o mesmo desenho da irmã maior, a Silverado. Há novos acabamentos nos bancos e variações nas versões: a esportiva Z71 tem cintos vermelhos, dando esse torque apimentado no visual.
Por falar em versões, agora a gama está completa. Uma novidade promovida pela GM é o fim das versões LS e LT, ambas unidades na nova WT, sigla para Work Truck. A versão de acesso abrange desde o chassi cabine até a automática cabine d
upla, opção mais acessível ante as três opções superiores: Z71, LTZ e High Country.
Veja os preços das versões da S10 2025
- S10 WT Chassi 2.8 turbodiesel 4×4 MT: R$ 223.620
- S10 WT Cabine Simples 2.8 turbodiesel 4×4 MT: R$ 232.710
- S10 WT Cabine Dupla 2.8 turbodiesel 4×4 MT: R$ 247.860
- S10 WT Cabine Dupla 2.8 turbodiesel 4×4 AT: R$ 268.060
- S10 Z71 Cabine Dupla 2.8 turbodiesel 4×4 AT: R$ 281.900
- S10 LTZ Cabine Dupla 2.8 turbodiesel 4×4 AT: R$ 292.800
- S10 High Country Cabine Dupla 2.8 turbodiesel 4×4 AT: R$ 302.900
Equipamentos
A S10 2025 oferece, desde a versão WT, cabine dupla itens com seis airbags, controle de oscilação do reboque, controle anti-capotamento e o sistema OnStar com wifi integrado. A versão WT AT, equipada com câmbio automático, inclui ainda rodas de liga-leve, ajuste telescópico da direção, partida por botão e painel de instrumentos digital.
A versão S10 Z71 tem visual mais esportivo e aventureiro e inclui bancos e volante com revestimento premium, faróis e lanternas em LED, estribos laterais e rodas de 18 polegadas. Já a LTZ, uma das mais vendidas, agrega alerta de colisão frontal, alerta de saída de faixa, ar-condicionado digital e frenagem automática de emergência. O banco do motorista com ajuste elétrico e o carregador sem fio para smartphones adicionam um nível extra de conforto.
A top é a S10 High Country 2025 que tem como itens de série, além de todos os equipamentos das versões anteriores, alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro e descanso de braço traseiro. O design exterior é destacado por detalhes cromados que conferem um ar de sofisticação.
Motor com IA
Além das mudanças estéticas e de equipamentos, a Chevrolet S10 2025 avançou também na parte mecânica. Isso porque a picape ganhou uma nova transmissão e teve melhorias no motor, que até foi rebatizado. Inclusive, mais um ponto histórico do modelo: trata-se do quarto bloco em oferta na S10 ao longo da sua história. O primeiro foi o Maxion, de 95 cv, seguido do MWM de 132 cv. Em 2012, passou a utilizar o CTDi, de 180 cv. Agora, em 2024, é o Duramax, com 207 cv.
O motor ficou sete cavalos mais potente e ganhou 10 Nm a mais de torque. Além disso, passa a adotar uma nova transmissão de oito marchas, superior à opção de antes, que era de seis marchas. Com essas mudanças, a S10 2025 ficou mais rápida, com com 0 a 100 em 9,4 segundos, e mais econômica, com consumo na estrada de 11,4 km/l ante os 10,6 km/l até então.
Durante o teste drive entre Goiás e o Distrito Federal, a picape mostrou suas virtudes. Destacamos, sobretudo, a caixa automática, que escalona bem as velocidades. Ao ultrapassar os 100 km/h , é possível adotar uma “velocidade de cruzeiro”, reduzindo bastante o consumo. A acústica também foi trabalhada e não há tanta interferência de ruído na cabine.
Um aspecto bem interessante da nova S10 é que o motor recebe um novo software de gerenciamento baseado em inteligência artificial. Ele é capaz de mensurar centenas de informações do carro, como emissões, curva de torque, aceleração etc e pode aprender com o modo de dirigir do motorista para oferecer melhores respostas. A boa notícia é que essa novidade é aplicada a todas as versões, mesmo a mais básica.