ChatGPT: carros da Volkswagen iniciam integração com IA; veja como funciona
Tecnologia acaba de estrear nos veículos europeus da montadora e promete inserção de assistente de voz
Uma das novidades que a Volkswagen anunciou para os seus novos carros é a integração com o ChatGPT. Muitos conhecem essa inteligência artificial por seus textos gerados por meio de comandos simples, mas como será que ela funcionará em um automóvel?
Com o lançamento oficial da tecnologia, temos a explicação. O ChatGPT está chegando aos modelos europeus da VW, como Golf, Tiguan, Passat e toda a família de elétricos ID.
De acordo com a montadora, a inteligência artificial será integrada à já existente assistente de voz da Volkswagen, a IDA. A fusão permitirá que o computador vá além do que podia fazer antes.
Ao invés de controlar apenas funções mais simples do carro, como mudar a temperatura do ar condicionado, a assistente poderá, agora, responder diversas questões do dia a dia. Por exemplo, agora é possível usar o comando “Hello IDA” — ou o botão no volante — e perguntar qual foi o placar do último jogo do seu time ou então pedir para ela te falar sobre os pontos turísticos da cidade em que você está.
Na propaganda oficial de estreia da tecnologia, o ator Ewan McGregor pede para a IDA lhe dar uma dica de piada para ele quebrar o gelo com os alunos de sua aula de atuação.
Segundo a montadora, o ChatGPT ajudará os motoristas a se manterem mais atentos na estrada, enquanto podem resolver algumas questões do cotidiano.
A VW também afirma que, diferente de outros assistentes, não é necessário usar uma linguagem robótica para se comunicar com IDA, podendo manter uma conversa bem corriqueira e natural.
“A Volkswagen tem uma longa tradição de democratização de tecnologias. Ao integrar perfeitamente o ChatGPT no backend do nosso assistente de voz, estamos oferecendo aos condutores a oportunidade de utilizar esta inteligência artificial diariamente, sublinhando, assim, o quão inovadores são os nossos produtos”, disse Kai Grünitz, membro do Conselho de Administração da marca alemã, em um comunicado oficial.
Apesar de suas funções inovadoras, a integração dos carros com uma inteligência artificial levanta uma preocupação em relação à segurança dos dados dos condutores. Sobre isso, a VW garante que “em nenhum momento o ChatGPT obtém acesso aos dados do veículo” e que as informações são enviadas anonimamente à IA “apenas se uma consulta não puder ser respondida pelo sistema Volkswagen”.
A montadora ainda acrescentou que todas as perguntas e respostas são excluídas imediatamente, para garantir que as informações sejam mantidas privadas e confidenciais.
Com isso, parece que a principal limitação do ChatGPT nos veículos da VW será a língua. Por hora, a tecnologia está disponível em apenas quatro idiomas: inglês (americano e britânico), espanhol, alemão e tcheco.