CES 2025: 7 novidades mais interessantes sobre carros apresentadas no evento
Maior feira de tecnologia do mundo também tem novidades para os carros


Já faz algum tempo que a Consumer Electronics Show (CES) roubou a cena e tornou-se palco importante para o lançamento de novidades na indústria automotiva. Tanto que ofuscou o histórico Salão de Detroit, que não é realizado desde 2023, mas promete retorno nesta temporada. Enquanto isso, em Las Vegas, o CES 2025 apresenta lançamentos em multimídia e novos carros elétricos.
Confira a seguir os principais lançamentos da edição de 2025 que acabou na pultima sexta-feira (10):

1. Honda revela novos carros elétricos
A Honda destacou no CES 2025 sua nova linha elétrica Série 0, composta pelo SUV médio “0 SUV” e o sedã “Saloon 0”. Esses modelos serão fabricados nos EUA a partir de 2026 e utilizarão baterias de íons de lítio de alta capacidade (90-100 kWh), com carregamento rápido e versões de até 490 cv. Além disso, a Honda terá uma nova logo exclusiva para os elétricos.
O Honda 0 SUV possui visual convencional em se tratando de utilitários, enquanto o Saloon 0 apresenta um design bem inovador. Os carros são conceituais, mas é esperado que a versão de série tenha visual diferenciado para fazer concorrência com os novos carros chineses.

2. BMW iDrive: painel do futuro
A BMW apresentou o novo sistema iDrive, que estreia no SUV elétrico iX3 e será incorporado à linha Neue Klasse. Com foco na experiência do motorista, o iDrive inclui volante multifuncional com botões sensíveis ao toque, Head-up display que ocupa todo o para-brisa, permitindo personalização em seis áreas; e um opcional HUD 3D com recursos de realidade aumentada. A ideia da BMW para o futuro é reduzir as telas digitais, utilizando mais projeções e head-up display.
BMW apresenta novo sistema multimídia • Divulgação
3. Mercedes-Benz e o “cinema sobre rodas”
A Mercedes-Benz apresentou atualizações no seu sistema de entretenimento premium chamado MBUX em parceria com a Sony e a IMAX. Voltado para modelos da marca, o serviço oferece streaming de filmes com qualidade cinematográfica. Inicialmente, o recurso estará disponível em mercados como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Japão. Além disso, o assistente por voz será aprimorado com uso de inteligência artificial.
As novidades do MBUX também inclui sistema de som premium Dolby. Uma parceria inusitada é com o rapper will.i.am criou sons para os carros. O sistema vai executar áudios criados pelo artista durante alertas e ativação de recursos como frenagem renegerativa ou recarga.

4. Toyota inaugura cidade-laboratório no Japão
Um dos destaques foi a confirmação de que a Toyota Woven City, anunciada há cinco anos, receberá seus primeiros 200 moradores em 2025. Localizada aos pés do Monte Fuji, a cidade-laboratório testará tecnologias para o futuro urbano, como robôs domésticos, drones, veículos autônomos e carros voadores (eVTOLs).
A Woven City foi idealizada para explorar como as inovações tecnológicas podem melhorar a vida humana, utilizando inteligência artificial como pilar central. A cidade deverá acomodar até 2.000 residentes no futuro, funcionando como um campo de testes para as cidades de amanhã.

5. Hyundai Mobis e o head-up display holográfico
A Hyundai Mobis, fornecedora de tecnologias automotivas, revelou no CES 2025 um head-up display holográfico (HWD) desenvolvido em cooperação com a Zeiss. Capaz de projetar informações no para-brisa com realidade aumentada, o sistema melhora a segurança e experiência de condução. Entre suas funções, destaca-se a exibição de conteúdos específicos para motorista e passageiro, além de câmeras que mostram pontos cegos diretamente no HWD. O lançamento comercial está previsto para 2027.

6. Xpeng apresenta Aero HT eVTOL
A Aero HT, subsidiária da chinesa Xpeng, mostrou seu Land Aircraft Carrier, um veículo híbrido que combina transporte terrestre e aéreo. O eVTOL, projetado para voos curtos e autonomia elétrica de seis viagens por carga, é um exemplo de como a mobilidade pode se expandir para o espaço aéreo. As entregas estão previstas para 2026.

7. Sony Afeela
A Honda confirmou no CES 2025 a produção e o preço do Afeela 1, fruto de sua parceria com a Sony. O modelo, com 4,91 metros de comprimento e entre-eixos de 3,1 metros, compartilha a mesma plataforma da linha elétrica Honda Série 0 e oferece uma autonomia mínima estimada de 400 km.
Desenvolvido com tecnologias da Sony, o Afeela 1 está equipado com mais de 40 sensores e radares que garantem funcionalidades avançadas de condução autônoma. Além disso, o veículo conta com um sistema de entretenimento integrado ao motor gráfico da Epic Games, diversas telas no interior e o assistente pessoal Afeela Voice Assistant. Com preços entre US$ 90 mil e US$ 102 mil, o modelo será, inicialmente, comercializado apenas no estado da Califórnia.
Após polêmica, Jaguar revela carro-conceito que orienta seu futuro