Carro de quatro lugares pode rodar em aplicativos? Entenda regras
A CNN conversou com Uber e 99, as duas empresas mais populares no transporte por aplicativo


A chegada dos aplicativos de transporte no Brasil causaram uma revolução na forma como nos deslocamos. Entre as plataformas de carros, a Uber e a 99 são as mais comuns nos grandes centros.
Para os motoristas que querem cadastrar um automóvel nestas plataformas é preciso seguir algumas regras. Uma delas é que o carro tenha espaço para cinco passageiros.
Contudo, há exceções. Os carros de quatro lugares podem ser cadastros nas plataformas com uma ressalva: ser um automóvel elétrico. Em nota enviada a reportagem, a Uber explica que a medida é uma forma excepcional.
A empresa ainda ressalta que os carros elétricos podem ser cadastrados na categoria Uber Green, que por enquanto segue em testes na cidade de São Paulo.
Atualmente, alguns modelos com capacidade para quatro lugares são aceitos na plataforma da Uber, de forma excepcional, por se tratarem de veículos elétricos com preços mais acessíveis no mercado brasileiro. Essa iniciativa está alinhada ao compromisso global da Uber com a sustentabilidade. Inclusive, esses veículos estão habilitados para viagens na categoria Uber Green, lançada em 2024 em São Paulo apenas para veículos 100% elétricos e com valores acessíveis para os usuários e ganhos mais altos aos motoristas parceiros.
Uber
Contudo, as regras não são as mesmas para todas as cidades. A plataforma indica que o motorista verifique a lista de veículos aceitos.
Já a 99 informou que permite modelos de quatro lugares na plataforma, mas a aceitação depende de cidade para cidade e o motorista deve fazer a verificação no site da empresa.
Também entramos em contato com a inDriver, mas até a publicação desta matéria, a empresa não respondeu nossa solicitação. O espaço continua aberto para atualização.
Uber só vai aceitar carros específicos para Black e Comfort em 2025