Carregador de 1.000 kW da BYD promete 2 km de autonomia por segundo
Em cinco minutos é possível ter 400 km de autonomia


A recarga dos carros elétricos ainda é um problema que aflige os condutores dos modelos movidos a bateria. Porém, a BYD apresentou uma solução que promete por fim na demora de recarga.
Chamada de Super e-Platform, a potência de carregamento atinge 1.000 kW e consegue 2 km de autonomia por segundo. Com essa tecnologia, em cinco minutos é possível atingir um alcance de 400 km para o carro elétrico.
Tecnicamente, para conseguir essa proeza são necessárias tensão e corrente muito altas. A recém-lançada Super e-Platfom é a primeira arquitetura de alta tensão de 1.000V do mundo para veículos de passageiros com produção em massa.
Ela eleva a bateria, o motor, o sistema de alimentação, o ar-condicionado e outros componentes para mil volts.
Segundo a BYD, esta é a maior velocidade de carregamento em pico do mundo, com um segundo para dois quilômetros, oferecendo aos usuários uma experiência de carregamento definitiva.

A Super e-Platform também oferece uma potência de módulo único e motor único de 580 kW, e uma velocidade máxima superior a 300 km/h.
A novidade, contudo, chega apenas ao mercado chinês e começa com os modelos Han L e Tang L (no Brasil chamado de Tan), que já estão em pré-venda por lá. A marca não comentou sobre a vinda da tecnologia para o mercado brasileiro.