BYD Dolphin Plus recebe nota máxima de segurança em avaliação
Hatch elétrico leva cinco estrelas no Latin NCAP e se tornou primeiro chinês com nota máxima


O BYD Dolphin Plus obteve cinco estrelas em um teste de segurança do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP). O hatch é o primeiro modelo chinês e o primeiro 100% elétrico a conseguir a nota máxima na avaliação.
O carro foi avaliado no laboratório da ADAC (Allgemeiner Deutscher Automobil-Club), na Alemanha, e em uma unidade idêntica à comercializada no Brasil. Segundo o Latin NCAP, o Dolphin Plus obteve 92,60% de proteção para adultos, 93,1% para crianças, 77% para pedestres e 85% de assistência à segurança.
O teste inclui impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, proteção de pedestres e análise dos sistemas de controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tecnologias avançadas de assistência, como frenagem autônoma de emergência (AEB) e sistema de suporte de pista (LSS).
Segundo a entidade, o Dolphin Plus estrutura estável no impacto frontal, com boa proteção geral para adultos e crianças. No impacto lateral, a proteção foi considerada excelente, com apenas resultados marginais no teste de poste, em relação ao tórax.
A proteção de pedestres, embora com pontos a melhorar na parte passiva, foi compensada pelo bom desempenho do sistema AEB.
O teste vale apenas para o Dolphin Plus: as cinco estrelas não são estendidas ao Dolphin convencional, bem como o Dolphin Mini.
Isso ocorre porque na versão avaliada, o modelo tem sete airbags, controle eletrônico de estabilidade (ESC), detecção de ponto cego (BSD), e um sistema AEB funcional em cenários urbanos. E o Dolphin padrão possui seis airbags e não vem com pacote Adas.
O Dolphin Plus é a configuração mais avançada do Dolphin e oferece motor mais potente e maior autonomia. São 204 cv e 310 Nm de torque, capaz de fazer 0 a 100 em 7s com 304 km de autonomia segundo o Inmetro. O preço é de R$ 184.800.
Resultado do Latin NCA não é válido para o Dolphin convencional (BYD/Divulgação)