BYD Denza Z9 GT: conheça a perua elétrica esportiva que chega à Europa em 2025
Nova perua é feita por um joint-venture com a Mercedes e chegará à Europa no ano que vem para rivalizar com Porsche Taycan e Panamera
O segmento das peruas já não é mais tão famoso como era antigamente. O único mercado que continua dando certo valor para esse tipo de carroceria é o europeu. E como o plano da BYD é ganhar mais força no Velho Continente, eles não poderiam deixar de lançar a sua própria station wagon por lá.
O BYD Denza Z9 GT teve suas imagens e informações divulgados pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) da China e promete ser um rival à altura do Porsche Taycan Cross Turismo. Isso porque a perua chinesa será equipada com três motores elétricos: um na dianteira com 312 cv e outros dois traseiros de 326 cv, que combinados entregam 965 cv.
Com esse conjunto mecânico, o Z9 GT poderá atingir até 240 km/h, mesmo com um peso total de 2.875 kg. Sobre as baterias, sabe-se apenas que ela será LFP Blade, da própria BYD, mas que não teve sua capacidade informada.
O design traz um ar mais esportivo do que familiar para a perua. Os faróis são finos e têm um formato que se assemelha ao do BYD Seal, assim como os vincos no capô. Há também grandes entradas de ar na extremidade dos para-choques e detalhes em fibra de carbono que adornam as laterais e o contorno das luzes dianteiras.
A traseira tem grandes luzes horizontais cortadas para um fino detalhe prateado. O para-choque traseiro é mais robusto e também tem detalhes em fibra de carbono. A esportividade fica mais por conta da asa retrátil, que surge logo abaixo da linha do vidro traseiro.
Nas imagens é possível ver um LIDAR, equipamento associado a tecnologias de condução autônoma, mas ainda não sabemos quais equipamentos o Z9 GT terá.
O interior não teve as imagens divulgadas, mas a julgar pelas dimensões, a perua será espaçosa. São 5,18 m de comprimento, 1,99 de largura, 1,5 m de altura e 3,12 m de entre-eixos.
DNA da Mercedes?
A Denza é uma marca da BYD que surgiu como uma joint-venture entre a montadora chinesa e a Mercedes-Benz. No início, a divisão era feita em 50:50, por isso alguns dos modelos fruto da parceria tinham o interior o emblema “Styled by Mercedes”, além da própria Mercedes ter confirmado a participação em alguns designs internos da Denza.
Mas em 2021 a fatia alemã caiu para apenas 10% e não há confirmação se eles participaram deste novo projeto. O Z9 GT é o quarto modelo da Denza, antes dele vieram a minivan D9 e os SUVs N7 e N8.
A caminho da Europa
O Denza Z9 GT chegará ao mercado chinês no final deste ano, mas ele se tornará um modelo mundial da BYD e está previsto para desembarcar na Europa em 2025.
Por lá, ele terá como principal concorrente — dentro do segmento das peruas esportivas — o Porsche Taycan Cross Turismo, que em sua versão mais básica atinge o pico de 476 cv com overboost. Mas pode ir até 571 cv na versão 4S.
Ainda dentro do Grupo Volkswagen, a Audi confirmou para esse ano o lançamento do A6 Avant e-Tron, a primeira perua elétrica da marca. Já a Volks lançou o iD.7 Tourer GTX de 340 cv. Essa também tem um design esportivo, mas assim como os demais, vai ficar devendo em potência, se comparado ao Z9 GT. Por isso, é provável que ele também dispute mercado com modelos como o Porsche Panamera e o Zeekr 001.