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    Bugatti divulga primeiras imagens e ronco do seu novo motor V16

    Montadora surpreende ao manter os 16 cilindros e garante eletrificação para próximo hiperesportivo, mas números de potência e torque ainda são mistério

    Bugatti mantém os 16 cilindros e aposta da eletrificação para seu novo motor
    Bugatti mantém os 16 cilindros e aposta da eletrificação para seu novo motor Bugatti

    João Vitor Ferreiracolaboração para a CNN

    Substituir um ícone é uma missão complicada. No caso da Bugatti, desde que anunciou a aposentadoria do seu tradicional W16, muito especulou-se sobre como seria o novo motor da montadora. Agora, o mistério finalmente acabou – ou quase.

    Mantendo a tradição dos 16 cilindros, a Bugatti revelou que o motor do seu próximo hiperesportivo será um V16, uma configuração incomum no setor automotivo, principalmente nos dias atuais. O seu uso era mais comum na década de 1930, sendo introduzido pela Cadillac no modelo batizado de V-16 e ressuscitado no conceito Sixteen, em 2003. 

    Já os árabes da Devel até anunciaram um hiperesportivo de mesmo nome, em 2013, que prometia mais de 5.000 cv, porém, a ideia não vingou, e o motor foi substituído por um V8 biturbo. O último registro comercial de um V16 foi no esportivo italiano Cizeta Moroder, em 1991.

    Voltando para os dias atuais, a Bugatti apresentou o seu novo V16, mas não entregou todas as cartas logo de cara. A montadora divulgou um vídeo em que é possível ver um pouco da parte superior do motor, além de ouvir o seu ronco.

    Mas ainda não há nenhuma informação oficial sobre os números de potência e torque. O mais provável é que ele supere os 1.600 cv gerados pelo W16 no Chiron Super Sport e no conversível Mistral.

    Outro detalhe confirmado é que o novo motor será eletrificado. Por outro lado, a Bugatti não disse se ele será um híbrido pleno, plug-in ou leve. O interessante será descobrir como os engenheiros irão contornar o ganho de peso promovido pelo sistema elétrico do carro, já que o motor continuará sendo tão grande quanto o seu antecessor.

    Vale lembrar que a montadora francesa pertence à Rimac, empresa croata especialista em esportivos elétricos e responsável pelo Nevera.

    O V16 fará sua estreia ainda na metade deste ano, provavelmente em junho, quando a Bugatti apresentará seu mais novo modelo.

    A ideia por trás do projeto é que ele seja completamente novo, e não uma evolução do antigo conceito, como aconteceu quando o Chiron substituiu o Veyron em 2016. A produção do modelo está programada para 2026.

    O novo esportivo da Bugatti também será o último projetado pelo ex-diretor de design Achim Anscheidt. A partir desse, todos os novos modelos que sairão de Molsheim serão assinados pelo novo responsável pelo cargo, Frank Heyl.