Blazer EV: SUV elétrico desembarca no Brasil para reviver legado
Veículo médio tem design envolvente e nova plataforma voltada para carros elétricos
O nome “Blazer” relembra um dos modelos de sucesso da Chevrolet no Brasil, um SUV de grande porte derivado da S10. Eis que a marca pretende reviver esse legado com um novo produto de mesmo nome, mas, agora, alinhado com a última tendência do mercado: os veículos elétricos. O Chevrolet Blazer EV será o próximo lançamento da montadora e já está com o primeiro lote no Brasil.
Trata-se de um SUV 100% elétrico com linhas esportivas e envolventes. O lote inicial desembarcou no Porto de Vitória, no Espírito Santo, nesta semana, acompanhado de perto por executivos da marca. O Blazer EV é uma aposta eletrificada da Chevrolet, que ainda não experimentou sucesso na categoria, como as chinesas BYD e GWM.
O novo produto é produzido na fábrica de Ramos Arizpe e desenvolvido na plataforma Ultium da GM. O Blazer EV representa um avanço sobre os dois modelos anteriores que a marca testou no Brasil, o Bolt e Bolt EUV, já que tem plataforma criada de forma exclusiva para a eletrificação.
No vídeo de divulgação, o Blazer EV aparece na versão RS, destacando características esportivas e de alto desempenho.
Considerando a configuração vendida nos Estados Unidos, o modelo tem rodas de 21 polegadas, contrastando com as de 19 polegadas das versões regulares. O design inclui detalhes de acabamento em preto, uma grade frontal também preta e um conjunto ótico full LED com animação coreografada.
Do lado de dentro, o carro tem painel com a linguagem atual da GM, com central multimídia com tela de 17,7 polegadas integrada ao sistema Google. Possui bancos dianteiros aquecidos e ventilados e sistema de iluminação ambiente personalizável.
Embora detalhes específicos sobre a bateria ainda não tenham sido divulgados, a GM afirma que o Blazer EV RS tem um alcance estimado de 515 quilômetros no padrão americano.
Nos Estados Unidos, os clientes da versão RS podem escolher entre três configurações de tração: dianteira, traseira ou integral. Há uma versão com até 557 cavalos e 89,5 kgfm de torque, permitindo que o SUV acelere de 0 a 96 km/h em menos de 4 segundos.
Contudo, para o Brasil, deverá ser escolhido a opção com 345 cavalos e 450 Nm de torque.
O Blazer EV é um SUV médio com dimensões superiores ao Equinox EV, outro modelo elétrico confirmado para o Brasil. Com 4,88 metros de comprimento, 3,09 metros de distância entre-eixos, 1,98 metro de largura e 1,65 metro de altura, o Blazer EV promete oferecer um espaço interno generoso.
No mercado brasileiro, o Blazer EV deverá competir com modelos como o BYD Tan e Volvo EC40, dentre outros. Ainda não há preço definido, mas deverá ser superior a R$ 400 mil.