Bentley recria clássico Speed Six, vencedor das 24h de LeMans em 1930; veja
Limitado em 12 unidades, veículo será feito artesanalmente e seguirá exatamente o mesmo projeto de quase cem anos atrás
O Speed Six foi um dos mais famosos carros de corrida da Bentley, principalmente, por ter sido o grande campeão das 24 horas de Le Mans em 1930. Agora, 96 anos após o seu sucesso, a montadora britânica vai retomar a sua produção exatamente do jeito que era.
Isso significa que, diferente de como acontece em outros casos, o Bentley Speed Six Continuation será feito exatamente nos mesmos moldes do carro da década de 1930, sem receber nenhum tipo de mecânica moderna. É algo bem semelhante ao que a Audi fez com o Type 52, seu projeto de 90 anos que nunca havia saído do papel.
A única diferença é que, nesse novo projeto, os engenheiros usarão ferramentas, máquinas e produtos — como óleo, por exemplo — bem mais modernos do que os de 96 anos atrás.
Toda a construção será totalmente manual e cada uma das 12 unidades levará cerca de dez meses para ficar pronta.
Isso porque, apesar de novos, todas as técnicas de construção serão familiares às usadas há quase cem anos, com o objetivo de trazer maior fidelidade.
“As máquinas e ferramentas atuais são mais precisas do que as fábricas de Cricklewood poderiam ter alcançado e também temos o benefício dos lubrificantes modernos. Durante os testes, o consumo de óleo foi insignificante, mesmo em velocidades de corrida. Todos os carros Speed Six Continuation funcionarão perfeitamente com combustível padrão sem chumbo e pneus novos com banda de rodagem correta e de época, que estão prontamente disponíveis”, explica o líder do projeto especial da Mulliner, Ben Linde.
O motor é o mesmo 6.6 de seis cilindros em linha. Na época, ele desenvolvia 200 cv, mas, com a tecnologia atual, ele ganhará um leve acréscimo de 8 cv. A Bentley colocou a mesma equipe responsável pelo trem de força híbrido do Continental GT de 782 cv.
Para a sua construção, a Bentley convocou as empresas Kingsbury Racing Shop Limited e Tom Dark Engineering. As duas trabalharam em conjuntos para criar um modelos 3D de mais de 600 peças individuais a partir dos desenhos originais do motor. Tudo isso para reproduzir fielmente o projeto do motor, que tinha quatro válvulas e duas velas de ignição por cilindro e um virabrequim de oito mancais — um design bem avançado para época.
Outras empresas também contribuirão para a produção do veículo. Lornax Coachbuilders será responsável pelas carrocerias, a pequena e familiar Vintage Headlamp Restoration International fará os faróis e a Vintage Headlamp Restoration International é a única do mundo capaz de fazer o núcleo do radiador assim como era no período pré-Segunda Guerra Mundial.
Para garantir o bom funcionamento, só o motor passou por 60 horas de testes no dinamômetro. E, para reproduzir os GPs da época, o protótipo zero acumulou 11.700 km de testes em diferentes pisos, incluindo cascalho e terra.
Nas mãos dos pilotos da Bentley, o Speed Six Continuation foi colocado à prova em uma situação de corrida de verdade. Foram 500 km percorridos em uma única bateria de testes no Goodwood Motor Circuit, totalizando 130 voltas.
É por esse motivo que o carro será homologado de acordo com o apêndice K da FIA, que permite que os eles participem de “competições relevantes”, como descreve a Benltey.
O que não poderia faltar é a mão da Mulliner, a divisão de customização e preparação da Bentley. Ela se certificará que nenhuma das unidades seja idêntica, dando o toque especial de acordo com a especificação de cada cliente.
As entregas do Speed Six Continuation começarão no último trimestre deste ano, porém o preço não será divulgado, pelo menos não de maneira oficial.