Bentley Batur Convertible tem interior de ouro e marca fim do motor W12
Serão apenas 16 unidades produzidas, todas customizadas pela Mulliner, e os clientes terão "infinitas" opções de personalização
A chegada da era dos carros elétricos marca também o fim dos carros a combustão. Com isso, teremos que nos acostumar com as despedidas de motores icônicos. É o caso do W12 da Bentley, desenvolvido desde 2003 e que chegou ao seu ápice justamente no fim de sua vida.
O motor receberá uma despedida à altura, e o escolhido para essa tarefa é o novo Bentley Batur Convertible by Mulliner. Apenas 16 unidades do modelo serão comercializadas e oferecidas a “clientes especiais”. Cada unidade será feita exatamente como o cliente especificar, podendo até ter impressões 3D em ouro rosa no interior.
Inspirado no cupê de mesmo nome, o conversível exibe boa parte do visual da sua versão com teto fixo, mas a traseira foi remodelada, ganhando novo spoiler cauda de pato — que substitui a asa móvel do cupê — além de um novo para-choque, saídas de escape de titânio e novos vincos acima das luzes, que deixam toda a traseira mais musculosa.
Isso combina bastante com o design da dianteira, que se manteve igual ao que era. O capô é alongado com vincos bem marcados. Há também uma grade robusta e faróis afilados de visual agressivo.
Outro detalhe é que o conversível perde a configuração de quatro lugares, havendo assentos apenas para o motorista e o carona.
O design esportivo do Batur reflete a potência do seu motor. O famoso W12 de 6.0 ganhou sistema de admissão revisado, turbocompressores atualizados, novos intercoolers e recalibração da ECU.
Tudo isso aumentou sua potência e torque para 750 cv e 102 kgfm. Por fim, a transmissão é automática de oito marchas e com dupla embreagem.
A responsável por toda a customização dos carros é a Mulliner, a mais antiga construtora de carrocerias do mundo e que atualmente opera como a divisão de projetos artesanais da Bentley.
Esse será apenas o terceiro projeto da empresa fundada em 1760 em sua era moderna.
A unidade apresentada nas fotos é o protótipo de engenharia de número 0 e foi pintada em vermillion gloss e satin, com detalhes em fibra de carbono e gloss dark titanium. Mas as opções de cores são “infinitas”, segundo a Bentley. Basta o proprietário mostrar a tonalidade que deseja.
A Bentley ainda não especificou o preço do Batur Convertible, mas com certeza ele irá variar bastante, dependendo do quão extravagante será o gosto do comprador. O mais provável é que ele custe a partir dos 2 milhões de euros, aproximadamente R$ 11 milhões.
Quanto ao motor W12, esse será o fim da sua história, já que a montadora irá encerrar sua produção na metade deste ano. A Bentley tem planos de se tornar totalmente elétrica até 2033, com o primeiro elétrico chegando em 2027.