Agora da Stellantis, Opel Astra ganha nova versão híbrida de 136 cv
Modelo fez sucesso no Brasil quando era vendido pela GM e, agora em outra montadora, tem linha completa na Europa
Você lembra do Chevrolet Astra? O modelo saiu de linha oficialmente por aqui em 2011 – e até teve uma sobrevida com o sob a alcunha de Vectra GT – mas segue vivo na Europa, onde é vendido pela Opel, sua criadora, há mais de 30 anos.
Já na sexta geração, o modelo mantém sua história no continente, onde tem como um dos rivais o Golf e está muito diferente do que lembramos.
Depois que saiu do Brasil, a Opel passou das mãos da GM para a PSA e, consequentemente, agora é parte da Stellantis. Nas mãos do conglomerado europeu, o modelo acaba de completar sua oferta de motorizações, tendo versões a combustão, plug-in, elétrica e a mais recente híbrida leve.
O Astra segue com a plataforma EMP2 da Peugeot e na sua nova versão – disponível como hatch e perua – une o motor 1.2 turbo de 136 cv e 23,45 kgfm ao sistema elétrico de 48 volts, composto por uma pequena bateria localizada sob o banco traseiro e um motor elétrico de 29 cv e 5,5 kgfm montado na transmissão automática de dupla embreagem e seis velocidades.
De acordo com a Opel, a bateria é facilmente recarregada pelo sistema de freios regenerativos e, junto do motor elétrico, é suficiente para movimentar o carro em 50% do tempo em trajetos urbanos.
Isso resulta em uma queda no número de emissões em relação ao modelo a combustão, além de melhorar o consumo de combustível. A marca afirma que a o Astra híbrido leve hatchback pode fazer até 20 km/l e 19,6 km/l na carroceria perua.
O conjunto também garante um desempenho interessante, com um 0 a 100 km/h em 9 segundos e uma velocidade de 210 km/h.
Esteticamente, o híbrido leve não se diferencia em nada dos demais modelos da linha. Quatro gerações mais velho, o design do Astra mudou muito em relação a sua segunda geração que tivemos por aqui. Agora, seus faróis são mais baixos e ficam juntos da grade, além de terem um formato mais afilado. A traseira repete a mesma receita, com luzes estreitas e vincos mais retilíneos.
Por falar nas outras versões, o Astra mais potente é o híbrido plug-in, com 225 cv e pode fazer mais de 50 km/l. O elétrico é um pouco mais contido, oferecendo apenas 156 cv, mas com alcance de 456 km. Aliás, ele usa a mesma mecânica do Peugeot e-308. Já a versão puramente a combustão tem o mesmo motor do híbrido leve, mas com a opção de câmbio manual de seis marchas ou automático de oito.
Na Alemanha, o Opel Astra híbrido leve parte dos 36.430 euros, cerca de R$ 196.300, sendo apenas um pouco mais caro que a versão a combustão que custa 32.660 euros, aproximadamente R$ 176 mil.