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    ABVE tenta suavizar propostas de bombeiros para carros elétricos

    Entidades discutem normas de segurança para evitar possíveis incêndios que envolvam veículos com baterias

    Eletroposto rápido oferecido pela Volvo em Guararema, SP
    Eletroposto rápido oferecido pela Volvo em Guararema, SP Divulgação

    Thiago Venturacolaboração para a CNN

    A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) conseguiu ampliar o prazo para a discussão de regras sobre o carregamento de carros propostas pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo. O assunto é tema de uma consulta pública que busca definir normas de segurança para evitar incêndios de veículos com a tecnologia de recarga.

    Em documento publicado no começo de abril, os bombeiros sugerem uma série de regras para evitar casos de incêndio – até hoje nunca registrados no Brasil. A proposta foi considerada muito severa pelas empresas, que temem que esse tipo de serviço acabe inviabilizado.

    Os bombeiros propõem, entre outras regras, a criação de espaços livres de cinco metros entre uma vaga e outra, ou a construção de paredes corta-fogo para formar baias de recarga.

    Outra sugestão é a instalação de ventiladores para renovação de ar, sensores de calor e chuveiros automáticos nos estacionamentos fechados que possuem plugues para carros elétricos.

    Para discutir questões relacionadas à segurança e à normatização dos veículos elétricos, a ABVE se reuniu com o Corpo de Bombeiros. Durante o encontro, a entidade – que reúne proprietários e montadoras – propôs a realização de simulações de combate a incêndio de veículos elétricos, com o objetivo de demonstrar os sistemas de segurança embutidos nos veículos e em seus carregadores.

    “A ABVE busca tranquilizar os usuários e os responsáveis por condomínios residenciais sobre a segurança dos veículos elétricos e das estações de recarga. Ao mesmo tempo, temos a responsabilidade de colaborar com os bombeiros na elaboração de normas eficazes e realistas de prevenção de acidentes, pois isso é importante para o desenvolvimento do próprio mercado da eletromobilidade”, afirmou Ricardo Bastos, presidente da ABVE.

    Modelo de estacionamento com recarga de elétricos proposto pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo
    Modelo de estacionamento com recarga de elétricos proposto pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo / Corpo de Bombeiros

    A entidade pediu extensão do prazo para consulta pública, e a solicitação foi atendida pelo Corpo de Bombeiros. Mas o adiamento ainda não foi publicado no Diário Oficial de São Paulo. ABVE afirma precisar de mais tempo para apresentar seus argumentos sobre a segurança dos veículos elétricos.

    Representantes de outros estados também serão convidados a participar da simulação proposta pela ABVE. Outras entidades, como a Ligabom (Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros do Brasil) e  o Conascip (Comitê de Segurança contra Incêndio e Prevenção) devem supervisionar os trabalhos.

    Propostas Bombeiros-SP para recarga de carros elétricos

    • Ventilação: instalação de ventiladores para renovar o ar em estacionamentos fechados com pontos de recarga.
    • Detecção de incêndio: sensores de calor para identificar o início de um incêndio rapidamente.
    • Supressão de incêndio: chuveiros automáticos para apagar um incêndio no local.
    • Reserva de água: redimensionamento da reserva técnica de água para combate a incêndios.
    • Espaço livre: espaço livre de cinco metros entre as vagas de recarga para facilitar a circulação e o trabalho dos bombeiros em caso de incêndio ou paredes corta-fogo para isolar as baias
    • Pontos de desligamento: pontos de desligamento a uma distância entre 20 e 40 metros dos plugues de recarga para permitir o corte rápido da energia em caso de necessidade.