Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Cabelos crespos e cacheados: veja como manter os caracóis saudáveis

    Profissionais explicam como potencializar a estrutura dos fios sem danificá-los

    Caroline Ferreirada CNN

    Apesar das atualizações na indústria de beleza, ainda hoje, quando o assunto é cabelo crespo e cacheado, diversos questionamentos costumam pipocar nas redes sociais. Dúvidas sobre produtos, lavagem, hidratações e finalizações, por exemplo, rendem diversos comentários e longas conversas entre internautas.

    Em entrevista à CNN, Marcia Sousa, especialista em desenvolvimento de produtos do ecossistema Curly Care, explica que, ao contrário do que se imagina, o formato natural do fio crespo tem como característica a tendência de ser mais fino e frágil, suscetível, inclusive, à quebra e à formação de nós.

    “No entanto, o principal diferencial é o belo volume natural que ele apresenta. Esse tipo de fio, com tratamento, corte e finalização adequados, confere uma moldura ao rosto, traz empoderamento e remete a ancestralidade”, comenta.

     

    Mas afinal, o cabelo crespo é — naturalmente — mais ressecado?

    Segundo o tricologista João Gabriel Nunes, a resposta é sim. Os cabelos crespos são, de fato, mais ressecados devido a sua estrutura espiral.

    “Esse formato em ‘caracol’ dificulta a distribuição dos óleos naturais ao longo dos fios e potencializa a criação de pontos de ‘torção’, o que facilita a quebra e dificulta a retenção de umidade. Além disso, apresenta mais porosidade, ou seja, absorve e perde umidade rapidamente”, explica à CNN.

    Veja os cuidados necessários com o cabelo crespo
    Veja os cuidados necessários com o cabelo crespo / Instagram/Maty Mahera

    Pré-lavagem e lavagem

    Marcia afirma que um dos passos para manter os fios saudáveis é utilizar um produto específico para a pré-lavagem, uma vez que essa etapa será responsável por iniciar o tratamento das madeixas antes mesmo da lavagem completa.

    O procedimento também evita a retirada de lipídios, que já são em menor quantidade nos cabelos crespos, e os protege durante a próxima fase. “A técnica visa repor a carga graxa, os lipídios que revestem os fios sendo responsáveis pela proteção, brilho e maciez”.

    A profissional também alerta que é preciso ter em mente que os cabelos crespos devem ser lavados priorizando a higienização do couro cabeludo, deixando apenas a leve espuma do shampoo escorrer pelos fios para higienizar a haste capilar.

    “A aplicação nunca deve ser feita diretamente nos fios, mas sim colocando uma pequena porção do produto na mão e espalhando por áreas do couro cabeludo, na sequência, deve-se fazer uma massagem cuidadosa no couro para retirar todos os resíduos acumulados, sem danificar a barreira protetora da pele”, indica.

    Água fria, morna ou quente?

    “Quando se trata de lavagem dos fios, é recomendável utilizar água fria ou morna (temperatura corporal), nunca água quente, pois ela ajuda no processo de desidratação e ressecamento do couro cabeludo”, garante.

    Já a frequência dependerá das características individuais. “Pessoas que apresentam o couro cabeludo oleoso e ou dermatite seborreica, ou seja, caspa oleosa, devem lavar no máximo em dias alternados. Já aquelas com o couro cabeludo mais seco, podem espaçar para uma lavagem a cada dois dias. Não é recomendado espaçar demais as lavagens dos fios, pois gera acúmulo de resíduos no couro cabeludo, obstruindo os poros”.

    Cabelos crespos e cacheados exigem cuidados especiais
    Cabelos crespos e cacheados exigem cuidados especiais / Instagram/Nardos Kesete

    Hidratação, nutrição e restauração

    Outro ponto de destaque, conforme pontua o tricologista, é a necessidade de intercalar os produtos de hidratação, nutrição e restauração.

    “Intercalar esses tratamentos pode ser muito positivo aos fios crespos porque cada um oferece um tipo de benefício. A  hidratação é essencial para manter o cabelo macio e maleável, já que repõe a água e faz a manutenção da umidade. Já a nutrição é fundamental para combater o ressecamento e melhorar a elasticidade, repondo ali os lipídios e óleos. Por fim, a reconstrução ajuda a fortalecer os fios e reparar os danos com proteínas e aminoácidos do cabelo”, recomenda.

    O ideal é que a hidratação seja feita de uma a duas vezes na semana. A nutrição uma vez por semana ou a cada 15 dias, e a reconstrução uma vez a cada 15 dias ou até mesmo uma vez por mês.

    Pentes impactam os fios crespos

    Por fim, João também deixa um alerta: o tipo de pente faz toda diferença nos cabelos crespos. Por isso, opte pelos que têm dentes largos para desembaraçar as madeixas sem quebrá-las. “O pente garfo também é uma ótima opção e ainda ajuda a dar volume e definição para os cachos”.

    Quantas vezes os cabelos devem ser lavados por semana

    Tópicos