Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Pedro Duran
    Blog

    Pedro Duran

    O pai do Benjamin passou pela TV Globo, CBN e UOL. Na CNN, já atuou em SP, Rio e Brasília e conta histórias das cidades e de quem vive nelas

    Após eleição, mais de 400 venezuelanos entram no Brasil

    Dados são da Operação Acolhida, comandada pelo Exército Brasileiro

    Um balanço encomendado pela CNN ao Exército Brasileiro mostra que 419 venezuelanos cruzaram a fronteira com Roraima desde a última segunda-feira (29), depois da eleição presidencial no país.

    O número vem subindo dia a dia. Na segunda-feira foram recebidos 50 venezuelanos, na terça, 82, na quarta, 103 e nessa quinta-feira (1/8), 184 venezuelanos cruzaram a fronteira.

    Os dados são da Operação Acolhida, montada pelo Exército em 2018 em cidades onde há fronteira ou processo de interiorização. O projeto tem o apoio de órgãos do governo e não governamentais, como a agência da ONU para refugiados, a ACNUR.

    Nos últimos dias a CNN relatou filas na fronteira da Venezuela com o Brasil, além de filas em mercados e postos de combustíveis na cidade de Pacaraima, em Roraima, onde fica a fronteira terrestre entre os dois países. Em entrevista à CNN, o vice-prefeito da cidade, Simeão Peixoto, comentou a tensão na região.

    “O maior impacto na fronteira que a gente tem sentido é a insegurança, né? A insegurança por parte dos venezuelanos que estão saindo e a insegurança de fronteira, o medo de uma guerra civil”, comenta ele.

    “O fluxo de atendimento na saúde também aumentou assustadoramente, o fluxo da parte dos programas sociais também e a movimentação do Exército Venezuelano nas cidades próximas à fronteira nos preocupa bastante”, completa.

    Tópicos