“A Amiga Genial”: livro eleito o melhor do século 21 virou série; conheça
The New York Times colocou o primeiro volume da tetralogia de Elena Ferrante em primeiro lugar da lista do Top 100
Eleito o melhor livro do século 21 pelo The New York Times, “A Amiga Genial” foi lançado em 2011 e virou em série em 2018. O título é o primeiro volume da tetralogia napolitana de Elena Ferrante. Na TV, cada temporada adapta um livro.
A quarta e última chega à Max, serviço de streaming da HBO, ainda este ano. As demais temporadas já estão disponíveis na plataforma.
A trama é ambientada no século 20 em Nápoles, na Itália, e acompanha a amizade entre duas mulheres que se conheceram ainda na infância. Assim como no livro, a série começa com Elena, aos 60 anos, sendo informada sobre o desaparecimento de sua amiga Lila. A partir disso, ela passa relembrar diversas fases da vida da dupla.
A história não foca em um relacionamento amoroso ou na necessidade das personagens de corresponder às expectativas de uma cultura convencional, mas na amizade feminina, maternidade e a relação das mulheres consigo mesmas. Além disso, por meio do foco à amizade conflituosa e competitiva entre as duas, a trama abrange ideias sobre “arte e política, classe e gênero, filosofia e destino” e constrói um retrato das transformações na Itália durante o pós-guerra.
Em cada fase da vida, as protagonistas são interpretadas por atrizes diferentes. Na infância, Ludovica Nasti e Elisa Del Genio interpretam Lila e Elena, respectivamente. Na adolescência, Gaia Girace e Margherita Mazzucco assumem os papéis. Já na fase adulta, que será abordada na quarta temporada, Irene Maiorino e Alba Rohrwacher, dão vida às personagens.
As três temporadas da produção italiana contam com oito episódios, que tem média de 1 hora de duração.
No final de 2023, a HBO anunciou que a série chegaria ao fim em 2024 com a quarta temporada.
Veja também: os livros mais vendidos do 1º semestre de 2024
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”8845637″ title_galeria=”Veja quais foram os livros de ficção mais vendidos no 1º semestre de 2024″/]
Com informações de Brian Lowry, da CNN