Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Venda de apartamentos em São Paulo tem melhor desempenho desde 2021

    Foram 21.849 unidades comercializadas neste ano, com maior interesse por espaços menores

    Marien Ramosda CNN*

    A venda de apartamentos na cidade de São Paulo bateu 21.849 mil unidades entre janeiro e maio deste ano, avanço de 12% em comparação ao mesmo período de 2023, segundo dados da Loft compartilhados com exclusividade à CNN.

    Este é o melhor resultado para o setor desde 2021.

    Todos os tamanhos de imóveis registraram avanço no período, com destaque para apartamentos menores (até 90m²), com alta de 15%.

    A venda de imóveis médios (de 91m² a 139m²) subiu 12%, enquanto a dos espaços maiores (acima de 140m²) aumentou 8%, em especial nos bairros do Brooklin, Butantã e Cidade Líder, aumentaram cerca de 60%.

    Segundo Fábio Takahashi, gerente de dados da Loft, a queda dos juros no período reduziu o custo do financiamento e deu forte impulso ao mercado imobiliário.

    Em agosto de 2023, o Banco Central (BC) iniciou o ciclo de queda dos juros, até então em 13,75% ao ano. O ritmo de cortes foi mantido até junho deste ano, quando a autoridade monetária decidiu interromper as reduções, mantendo a Selic em 10,5%.

    Até 2023, as vendas de apartamentos e casas de grande porte caíram devido à taxa mais altas, enquanto os de menor porte conseguiram se manter, explicou Takahashi.

    Nos quatro primeiros meses, a comercialização de imóveis com mais de 140m² cresceu 6,1% em São Paulo, revertendo o quadro em comparação aos dados de 2023, quando o mercado havia recuado 8,8%.

    *Sob supervisão de Gabriel Bosa

    Tópicos